17 de Maio – A PRÁTICA ESPIRITUAL PODE SER POSSÍVEL EM QUALQUER LADO 

O cipreste genuíno tem o melhor terreno 

para que se acumule a neve grossa, 

As flores murchas são vulneráveis 

à mais ínfima geada. 

Uma variedade interminável de lugares, 

contudo, nenhum deles é o meu refúgio, 

Só até se levantar uma pisada é que percebemos 

que a prática espiritual é possível em qualquer lado. 

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun 

16 de Maio – VERSOS DE QUATRO LINHAS DA BLIA 

Que a gentileza, compaixão, alegria e equanimidade 

permeiem todos os planos do Dharma; 

Que todas as pessoas e os seres celestiais beneficiem 

das nossas bênções e amizade; 

Que a nossa prática ética do Chan, da Terra Pura, e os Preceitos 

nos ajudem a concretizar a igualdade e a paciência; 

Que aceitemos os Grandes Votos com 

humildade e gratidão. 

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun 

15 de Maio – NOITE DE PRIMAVERA 

Um momento durante a noite de Primavera 

vale mil moedas de ouro. 

As flores têm uma fragrância doce, 

e a lua está coberta por nuvens. 

Na varanda, a música da flauta toca levemente, 

e a noite fica mais silenciosa no baloiço do jardim. 

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun 

14 de Maio – OS DEZ GRANDES VOTOS DA RAINHA SRIMALA 

Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, a intenção de transgredir qualquer preceito que eu tenha aceite não se irá manifestar na minha mente. 

Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, o pensamento de denegrir qualquer venerável ou ancião não se irá manifestar na minha mente. 

Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, os sentimentos de ódio ou de ressentimento direcionados a qualquer ser senciente não se irão manifestar na minha mente. 

Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, o sentimento de ciúme pela felicidade, beleza e fortuna das outras pessoas não se irá manifestar na minha mente. 

Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, darei todas as minhas posses e todo o meu conhecimento àqueles que necessitam, e definitivamente não guardarei em mim nenhum pensamento miserável ou egoísta. 

Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, não acumularei a riqueza para mim e farei uso a mesma para aliviar o sofrimento e a pobreza dos seres sencientes. 

Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, não praticarei os “Os Quatro Meios de Abranger” para o meu próprio benefício e abarcarei todos os seres com uma mente pura, incessante e destemida. Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, farei o meu melhor para ajudar aqueles que estão presos na soli-dão, mágoa, doença, e stress, só descansando a minha mente quando os tiver aliviado no seu sofrimento. Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que eu alcance bodhi, não vacilarei em fazer cumprir a justiça e adotarei as medidas mais apropriadas para lidar com os assuntos e de maneira a não causar nenhum mal às pessoas. Meu senhor Buda, deste dia em diante, até que alcance bodhi, faço o voto para receber totalmente o Dharma e praticá-lo sem guardar reservas. 

13 de Maio – ANTOLOGIA DOS ENSINAMENTOS DE YUNQI 

A mente no seu estado original não tem pensamentos, e o surgimento destes é, portanto, algo contrário à sua natureza. Contudo, antes do início dos tempos, os seres sencientes já estavam habituados a dar azo a pensamentos ilusórios que são difíceis de ignorar. Agora ensino-vos a ter consciência do Buda, pois isso assemelha-se a um antídoto para vários venenos, e compara-se a ter soldados que vão lutar contra outros soldados. 

Contudo, a prática de sermos conscientes do Buda envolve uma variedade de coisas. O ato de defender o nome do Buda equivale a percorrer um caminho que está dentro de outro caminho. Isto porque Amitabha conserva em si virtudes imensuráveis, e só quatro sílabas do nome do Buda são suficientes para tornar a prática completa. 

Amitabha Buda compreende precisamente uma mente inteira, é o coração de numerosas virtudes, é o contentamento eterno e a pureza do eu, é a Iluminação original e inicial, a verdadeira natureza Buda, bodhi e nirvana. Tem um milhar de milhões de nomes e só um deles ao mesmo tempo. Embarca tudo sem exceção. 

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11 de Maio – O MANTO DA INVISIBILIDADE 

Os britânicos e os americanos usam a metáfora do ninho de cobras para descrever a sociedade. Neste ninho, as cobras lutam entre si para colocar a sua cabeça de fora, empurrando-se umas às outras para ganhar visibilidade e sobrepor-se às demais. Elas lutam para sobreviver, combatendo e competindo constantemente. O ato de esticar a cabeça para fora pode ser comparado às bolhas que surgem no topo das ondas do oceano, num encontro frente a frente com o Sol e o luar glorioso. A vida é curta; e o instante em que navegamos no topo das ondas pode ser equiparado a uma insígnia que simboliza o orgulho que temos em relação aos feitos da nossa vida. Contudo, apesar de alguns apontarem para o topo, também há aqueles que escolhem passar desapercebidos na lama e decidem viver as suas vidas sem furor. As pessoas têm diversos objetivos e ninguém deve ser obrigado a fazer algo que não deseja. 

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10 de Maio – FELIZ ERA O MUNDO PARA A MÃE 

Feliz era o mundo, 

Quando, nos conhecemos pela primeira vez, 

Cumprimentaste-me com um sorriso, 

E eu respondi com um choro 

Que moveu o céu e a terra. 

Triste era o mundo 

Quando, por fim nos despedimos, 

Despedi-me com um grito, 

E tu respondeste com um silêncio 

Que fechou o céu e a terra. 

Estranho era o mundo 

Quando, ao ver-te do princípio ao fim, 

Sempre chorei por alto 

Pois pelo teu sorriso o mundo começou 

E sem ele a felicidade acabou. 

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