A mente no seu estado original não tem pensamentos, e o surgimento destes é, portanto, algo contrário à sua natureza. Contudo, antes do início dos tempos, os seres sencientes já estavam habituados a dar azo a pensamentos ilusórios que são difíceis de ignorar. Agora ensino-vos a ter consciência do Buda, pois isso assemelha-se a um antídoto para vários venenos, e compara-se a ter soldados que vão lutar contra outros soldados.
Contudo, a prática de sermos conscientes do Buda envolve uma variedade de coisas. O ato de defender o nome do Buda equivale a percorrer um caminho que está dentro de outro caminho. Isto porque Amitabha conserva em si virtudes imensuráveis, e só quatro sílabas do nome do Buda são suficientes para tornar a prática completa.
Amitabha Buda compreende precisamente uma mente inteira, é o coração de numerosas virtudes, é o contentamento eterno e a pureza do eu, é a Iluminação original e inicial, a verdadeira natureza Buda, bodhi e nirvana. Tem um milhar de milhões de nomes e só um deles ao mesmo tempo. Embarca tudo sem exceção.
Em vez de colocar a nossa esperança numa vida futura,
é preferível acumular os méritos agora
ao ter consciência do Buda.
Em vez de rezar e pedirmos bênções,
é preferível arrepender-nos agora e começar de novo
ao ter consciência do Buda.
Em vez de ter conversas vazias sobre a teoria do Chan,
é preferível contemplar os preceitos
e ter consciência do Buda.
Se estivermos sem doenças, e tirarmos partido da nossa saúde,
então é a altura indicada para tomar consciência do Buda.
Se estivermos doentes, e nos aproximamos da impermanência,
então é a altura indicada para tomar consciência do Buda.
Se formos inteligentes e entendemos a Terra Pura,
então é a altura indicada para tomar consciência do Buda.
Se formos pouco perspicazes e não tivermos capacidades,
então é a altura indicada para tomar consciência do Buda.
Se cumprimos com os preceitos estabelecidos pelo Buda,
então é a altura indicada para tomar consciência do Buda.
Se interpretarmos os sutras tal como foram ensinados pelo Buda,
então é a altura indicada para tomar consciência do Buda.
Se praticarmos o Chan, que é a mente do Buda,
então é a altura indicada para tomar consciência do Buda.
Se formos iluminados, que requer a autenticação do Buda
então é a altura indicada para tomar consciência do Buda.
Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun