13 de Maio – ANTOLOGIA DOS ENSINAMENTOS DE YUNQI 

A mente no seu estado original não tem pensamentos, e o surgimento destes é, portanto, algo contrário à sua natureza. Contudo, antes do início dos tempos, os seres sencientes já estavam habituados a dar azo a pensamentos ilusórios que são difíceis de ignorar. Agora ensino-vos a ter consciência do Buda, pois isso assemelha-se a um antídoto para vários venenos, e compara-se a ter soldados que vão lutar contra outros soldados. 

Contudo, a prática de sermos conscientes do Buda envolve uma variedade de coisas. O ato de defender o nome do Buda equivale a percorrer um caminho que está dentro de outro caminho. Isto porque Amitabha conserva em si virtudes imensuráveis, e só quatro sílabas do nome do Buda são suficientes para tornar a prática completa. 

Amitabha Buda compreende precisamente uma mente inteira, é o coração de numerosas virtudes, é o contentamento eterno e a pureza do eu, é a Iluminação original e inicial, a verdadeira natureza Buda, bodhi e nirvana. Tem um milhar de milhões de nomes e só um deles ao mesmo tempo. Embarca tudo sem exceção. 

Em vez de colocar a nossa esperança numa vida futura, 

é preferível acumular os méritos agora 

ao ter consciência do Buda. 

Em vez de rezar e pedirmos bênções, 

é preferível arrepender-nos agora e começar de novo 

ao ter consciência do Buda. 

Em vez de ter conversas vazias sobre a teoria do Chan, 

é preferível contemplar os preceitos 

e ter consciência do Buda. 

Se estivermos sem doenças, e tirarmos partido da nossa saúde, 

então é a altura indicada para tomar consciência do Buda. 

Se estivermos doentes, e nos aproximamos da impermanência, 

então é a altura indicada para tomar consciência do Buda. 

Se formos inteligentes e entendemos a Terra Pura, 

então é a altura indicada para tomar consciência do Buda. 

Se formos pouco perspicazes e não tivermos capacidades, 

então é a altura indicada para tomar consciência do Buda. 

Se cumprimos com os preceitos estabelecidos pelo Buda, 

então é a altura indicada para tomar consciência do Buda. 

Se interpretarmos os sutras tal como foram ensinados pelo Buda, 

então é a altura indicada para tomar consciência do Buda. 

Se praticarmos o Chan, que é a mente do Buda, 

então é a altura indicada para tomar consciência do Buda. 

Se formos iluminados, que requer a autenticação do Buda 

então é a altura indicada para tomar consciência do Buda. 

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun