Venerável Mestre Hsing Yun nasceu na província de Jiangsu (China) em 1927, entrou para um mosteiro com 12 anos em Nanjing, em 1941 já se encontrava ordenado. Estudou na Escola Vinaya de Qixia e na Faculdade budista de Jiaoshan e, por fim, tornou-se no 48º patriarca da Escola Chan de Linji. Mais tarde, tornou-se o prior da Escola Primária de Baita, foi redactor-geral da publicação “Raging Billows Monthly” e abade do templo de Hua Zang em Nanquim.
Em 1949, com a turbulência da guerra civil, partiu para Taiwan. Aqui, começou a promover o Budismo Humanista, levando a sério a prática espiritual na sua vida diária. Percebe e divulga, então, a filantropia, a alegria e a universalidade, pois desta forma estar-se-ia a praticar os conceitos fundamentais do Budismo Humanista. Referindo, ainda, que quando se partilha fé, esperança e alegria estamos a ajudar todos os seres, assim como a nós mesmos.
Por quase meio século, o Venerável Mestre dedicou os seus esforços para transformar o mundo através da prática do Budismo Humanista, por tal, fundou a Associação Internacional Budista Fo Guang Shan, que tem sede em Taiwan e sustém templos por vários países.
No esforço de passagem da cultura budista foram criados por todo o mundo mais de duzentos templos, como os templos de Hsi Lai na América do Norte, o templo de Nan Tien na Austrália, o templo de Nan Hua em África e o templo Fo Guang Shan Lisboa. Criou também escolas preparatórias e secundárias, a Universidade do Oeste, a Universidade Fo Guang Shan, a Universidade Nan Hua e a Universidade Nan Tien. Desde 1970, foi também fundado por si um lar para crianças, um lar para idosos membros de Fo Guang; cerca de dez escolas primárias e preparatórias Fo Guang; hospitais na China onde se educam os mais jovens, tratam os mais velhos e apoiam os mais fracos e pobres.
«A comunidade transcende o individual, por tal, preenche o individual da forma mais completa possível».
A 03 de Fevereiro de 1991, a sede da BLIA (Buddha’s Light Association International) foi criada e o Venerável Mestre tornou-se o seu presidente. Até à data presente, já existem cerca de 200 templos pelos cinco continentes. Desta forma tem vindo a cumprir o desígnio dos ideais do Budismo Humanista: “Fazei com que a luz de Buda brilhe pelos três mil reinos, e que as águas do Dharma fluam continuamente pelos cinco continentes”.
«Toda a gente é um Buda!»
Esta é uma das frases mais célebres do Venerável Mestre Hsing Yun, podendo-se dizer que o Venerável Mestre é um bodhisattva que nunca de cansa.