O que é a BLIA?
“Buddha’s Light International Association”
A BLIA é uma organização de base religiosa de budistas monásticos e leigos, e uma ONG (Organização Não Governamental) tutelada pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas. A sua função inclui a promoção da educação e promover a igualdade de géneros, providenciando serviços médicos e assistência de emergência, e suportando a sustentabilidade ambiental. Enfatizamos a assistência a longo termo, particularmente no que concerne a educação e serviços básicos de saúde para mulheres e crianças .
Inicialmente formada a 3 de fevereiro de 1991 em resposta às carências de praticantes budistas locais (Taiwan), a BLIA ganhou gradualmente reconhecimento internacional. Subsequentemente, a Buddha’s Light International Association foi oficialmente inaugurada em Los Angeles, Califórnia aos dias 6 de maio de 1992, evento que marcou o início de um novo capítulo na história do budismo. Como delegados budistas provenientes da Europa, da América, Ásia, África e Austrália prestaram o seu apoio comparecendo à primeira Conferência Geral da BLIA, o Ven. Mestre Hsing Yün comemorou o evento sem precedentes com os seguintes versos:
“O meu voto compassivo é salvar seres sencientes;
O meu corpo é o do oceano do Dharma que não prende qualquer barco;
BLIA Lisboa
Possa a Luz de Buda brilhar sobre os cinco continentes.”
Iniciou-se um novo sub-capítulo na história da BLIA, quando em 1995 esta abriu atividade em Portugal. Iniciando, desta forma, a procura de budistas (inicialmente somente de origem chinesa) e de um espaço físico que suportasse o futuro templo.
A sede lisboeta só é oficialmente encontrada em 2001, e fundada em 2004, em Lisboa, na Rua da Centieira, n.º 35.
A BLIA em Portugal apresenta-se como uma organização monástica e budista, em que o Budismo Humanista é praticado na vida quotidiana de cada indivíduo. Baseia-se, essencialmente, na participação em serviços e atividades que são benéficas para a sociedade em geral, o que representa o Dharma. Além disso, a BLIA mantém laços de amizade com devotos de outras crenças e religiões.
Com as suas características religiosas e a essência de atividades viradas para a educação e para a cultura, a motivação da BLIA centra-se no fortalecimento da fé dos seus membros.