Na nossa vida diária, o que fará com que surjam pensamentos ilusórios com mais facilidade?
Talvez já tenhas ouvido falar sobre a famosa escultura conhecida como “Os Três Macacos Sábios” no Santuário Nikko Tosho-gu no Japão. Um macaco tapa os ouvidos, outro os olhos e o outro macaco a boca. A alusão aqui é que não devemos ser descuidados ao falar, ouvir ou olhar, porque os nossos olhos, ouvidos e boca são os meios mais fáceis de dar origem a pensamentos iludidos!
Assim, durante o curso de libertação dos seres sencientes, os bodhisattvas são incapazes de “não ver, não ouvir” no aqui e agora dos seis órgãos dos sentidos que entram em contato com os seis campos dos sentidos; a mente é muito clara sobre “não vejas o mal, não ouças o mal, não fales o mal e não faças o mal”. Isso é o que o confucionismo chamou de “decoro” e o budismo, “preceitos”; cultivo é administrar bem os seis órgãos dos sentidos.
Portanto, os sutras dizem-nos para: “guarda com firmeza os portões dos órgãos dos sentidos.” O significado é cuidar, cuidadosamente, dos olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente, não permitindo que entrem em contato com ambientes de fortes tentações. Além disso, precisamos valorizar a moderação na comida e na bebida, sabendo o limite da nossa ingestão e não dando origem à ganância ou à raiva. Sê diligente na prática do ioga do sono, contemplando a luz brilhante quando dormes e permanece no entendimento correto, mantendo elevada consciência em todos os momentos e em todos os lugares. Como tal, seremos capazes de ter força para cessar os pensamentos delirantes.
Assim eu ouvi: Certa vez, o Buda estava hospedado na Aldeia dos Domadores de Bois, dos Kurus.
Em seguida, o Honrado Pelo Mundo dirigiu-se ao bhiksus: “Eu agora discursarei o Dharma para vocês. O conteúdo será excelente do começo ao fim; do início, meio e fim. Significado saudável, essência saudável; puro e realizado, as práticas puras das quais são imaculadas e verdadeiras. Ouçam com atenção! Contemplem bem! Isto é chamado de ‘ensino sobre causas, condições e escravidão.’
Por que acham que é chamado de “o ensino sobre as causas, condições e escravidão?” Os olhos têm causas, condições e escravidão. Quais são as causas, condições e cativeiro dos olhos? Eles são as causas kármicas baseadas no olho, as condições kármicas e a escravidão kármica. Karma tem causas, condições e escravidão. Quais são as condições, causas e escravidão do karma? Eles são as causas, condições e escravidão do desejo kármico. O desejo tem as suas causas, condições e escravidão. Quais são as causas, condições e escravidão do desejo? Eles são as causas, condições e escravidão do desejo devido à ignorância. A ignorância tem as suas causas, condições e escravidão. Quais são as causas, condições e escravidão da ignorância? Elas são as causas, condições e escravidão da ignorância devido ao pensamento incorreto. O pensamento incorreto tem as suas causas, condições e escravidão. Quais são as causas, condições e escravidão do pensamento incorreto? Elas são os olhos e a forma que produzem pensamentos incorretos devido à ilusão e ignorância.
Devido às condições dos olhos e da forma, dando origem a pensamentos incorretos dentro da ilusão. Aqueles que estão iludidos são afligidos pela ignorância. Por meio da ilusão, eles procuram desejos e isso é chamado de avidez. O que é gerado por meio do desejo é chamado de karma. Como tal, bhiksus! O pensamento incorreto é a causa do apego ao desejo. A ignorância é a causa do desejo e o desejo é a causa do karma. Os olhos são a causa do karma. Orelhas, nariz, língua, corpo e mente também são mencionados como tais. Estes são chamados de ensino sobre causas, condições e escravidão. ”
Depois do Buda dizer estas palavras, os bhiksus ficaram maravilhados ao ouvir as palavras do Buda e receberam fielmente esse ensinamento e prática.
~ Do fascículo 334 dos Discursos Conectados.
O Buda disse ao bhiksus: “Então, qual é o Sutta ‘Causas, Condições e Servidão?’ São os olhos que têm causas, condições e escravidão. Quais são as causas, condições e cativeiro dos olhos? Eles são karma físico e verbal que são as causas, condições e escravidão dos olhos e o karma físico e verbal também tem causas, condições e escravidão.
Quais são as causas, condições e escravidão do karma? Eles desejam. O desejo é a causa, as condições e a escravidão do karma. O desejo tem as suas próprias causas, condições e escravidão. Quais são as causas, condições e escravidão do desejo? Eles são ignorância. A ignorância é a causa, as condições e a escravidão do desejo. A ignorância tem as suas próprias causas, condições e escravidão. Quais são as causas, condições e escravidão da ignorância? Eles são pensamentos incorretos. O pensamento incorreto é a causa, as condições e a escravidão da ignorância. O pensamento incorreto tem suas próprias causas, condições e escravidão. Quais são as causas, condições e escravidão do pensamento incorreto? Eles são os olhos que veem a forma, dando origem a pensamentos incorretos, resultando em ignorância.
Devido aos olhos verem a forma e darem origem a pensamentos incorretos, surge a ignorância; ignorância é ilusão. Da ilusão à busca de desejos gananciosos, é chamado de “desejo”. As ações resultantes do desejo são conhecidas como “karma”. Bhiksus! O pensamento incorreto é a causa que dá origem à ignorância, a ignorância é a causa do desejo; o desejo é a causa que dá origem ao karma e o karma é a causa que dá origem aos olhos; ouvidos, nariz, língua, corpo e mente também são assim.
Em suma, toda a ignorância e preocupações são resultados da interação entre os seis órgãos dos sentidos e os seis objetos dos sentidos, dando origem ao pensamento delirante. Consequentemente, no cultivo, devemos proteger firmemente os nossos órgãos dos sentidos e não nos devemos agarrar às condições externas casualmente. Então, podemos reduzir as nossas preocupações. Como se costuma dizer: “Um assunto a menos é melhor do que ter mais um assunto.”
Hsin Ting, Calm Mind, Perfect Ease. Los Angeles: Buddha’s Light Publications, 2019.
Leituras futuras sugeridas
Hsin Ting, Meditation and Wisdom. Los Angeles: Buddha’s Light Publications, 2016.