O Pré-Requisito da Moralidade
Venerável Hui Cheng
Templo Fo Guang Shan Qishan
Saudações auspiciosas aos nossos amigos de todo o mundo. Sou Hui Cheng do Mosteiro Fo Guang Shan na Tailândia. Espero que esta sessão online dos Serviços Fo Guang Shan English Dharma vos encontre bem.
I. Introdução
A partilha de hoje será uma sessão introdutória para uma minissérie de 5 partes sobre meditação budista. Esta série fornecerá um guia detalhado e abrangente para a prática holística da meditação dentro do quadro dos três treinos de moralidade, meditação e sabedoria, na esperança de fornecer conselhos práticos sobre como se deve praticar a meditação no dia-a-dia, bem como aprofundar a prática para crescimento espiritual.
II. Meditação na Sociedade Moderna
Nos últimos anos, os benefícios da meditação têm sido amplamente documentados no Ocidente, e muitas pessoas experimentaram em primeira mão os benefícios desta prática antiga que muda a vida. A meditação é agora análoga ao bem-estar físico, mental e melhoramento emocional, e é conhecida pelo seu potencial para desbloquear a criatividade e transformar o caráter. No entanto, não é fácil compreender toda a extensão do que a meditação budista pode fazer por nós sem primeiro compreender a intenção de Buda para a sua utilização. É também imperativo que se compreendam as condições necessárias para uma meditação bem-sucedida. Sempre que falamos de meditação, o que normalmente vem à mente é a imagem de uma pessoa sentada de pernas cruzadas numa almofada, de olhos fechados e mãos no mudra de concentração, com um ar muito “Zen”. No Ocidente, os termos “mindfulness” e “práticas contemplativas” são frequentemente usados em vez do termo “meditação”, colocando o foco no desenvolvimento de uma consciência do corpo e da mente. No campo da psicologia, certos métodos de terapia dependem de práticas contemplativas para permitir que se “re-treine” a mente para que esta funcione de forma saudável.
Embora tudo isto seja útil para aliviar o stress e promover a paz de espírito aqui e agora, muitas vezes é verdade que o objetivo fundamental da meditação é frequentemente negligenciado, e o desenvolvimento das condições necessárias contornado para um curso rápido de choque sobre como viver pacificamente. Espera-se que através desta minissérie sobre meditação, estes pontos importantes possam ser identificados. Uma vez que entendamos o propósito e as condições necessárias para a meditação, vamos descobrir que a meditação não é apenas uma prática feita sentada numa almofada de meditação, mas um estado de espírito e atitude de vida que se mantém em todos os aspetos da vida, tanto na quietude como no movimento. É um caminho para a verdadeira alegria e sabedoria, e uma parte indispensável para viver uma boa vida.
III. A Tripla Abordagem Holística da Meditação
A meditação budista foi desenvolvida com base na visão do Buda sobre a condição humana e tem como objetivo encaminhar-nos para a Ilumonação. Por outras palavras, tem como objetivo reconhecer e eliminar as aflições mentais e a ignorância, para que se possa ver o mundo de forma clara e tal como é, através dos olhos de prajñā, isto é, uma visão direta da verdade. Permite viver neste mundo, mas não sem incómodos, e intrincadamente envolvido nos seus assuntos, mas não se deixar ficar preso neles. No entanto, a meditação bem-sucedida depende de certos pré-requisitos.
De acordo com o Buda, existem três aspetos da prática budista bem-sucedida, nomeadamente moralidade, meditação, sabedoria, a formação tripla. Estas três categorias de formação não são componentes individuais da prática, mas sim aspetos interligados e interdependentes da prática budista holística. Assim, a meditação tem de ser baseada na moralidade e guiada pela sabedoria para que seja verdadeiramente eficaz.
A prática da moralidade baseia-se em diretrizes proscritivas e prescritivas. As diretrizes proscritivas implicam o abandono de ações negativas do corpo, da fala e da mente que trazem danos a si próprio e aos outros – como matar, roubar, mentir, ter má conduta sexual, intoxicarmo-nos, ou ações inspiradas na raiva ou na ganância. As diretrizes prescritivas implicam o cultivo de ações virtuosas do corpo, da fala e da mente, tais como generosidade, paciência, discurso suave baseado na compaixão e bondade amorosa, etc., tudo o que leva a desenvolver estados mentais saudáveis propícios à meditação.
Existem dois aspetos principais da meditação, śamatha e vipaśyanā, ou por outras palavras calma e perspicácia. Śamatha trabalha para desenvolver um estado profundo e estático de concentração acente num ponto de foco, e leva a samādhi, um estado de tranquilidade mental que não é perturbado por conturbações internas ou externas. Depois de se conseguir uma concentração num só ponto, recorre-se ao desenvolvimento da sabedoria através de Vipaśyanā, ou a perspicácia para a realidade dos fenómenos desenvolvendo as Quatro Bases do Mindfulness, através da qual o tipo de concentração que acompanha esta prática é um cuidado fluido, momento a momento ou de atenção que observa os estados de espírito e fenómenos incessantemente em mudança. Isto será discutido em detalhe durante as sessões seguintes.
Embora cada componente do Treino Triplo seja idealmente praticado em conjunto, para um principiante da prática budista será bastante difícil equilibrar os três de forma equitativa. Essencialmente, a Moralidade, a Meditação e a Sabedoria abordam três níveis correspondentes da mente, isto é, atos físicos e verbais, ações mentais ativas ou manifestações, e tendências latentes ou subconscientes. Na maioria dos casos, recomenda-se que se comece a trabalhar na moralidade como ponto de partida para as Três Formações, uma vez que as nossas ações e discursos são facilmente identificados e abordadas. Em suma, esta minissérie de cinco sessões será organizada da seguinte forma:
Sessão 1: O Pré-Requisito da Moralidade
Sessão 2: O Pré-Requisito de Visão Correcta e Intenções Correctas
Sessão 3: As Funções e Técnicas de Śamatha ou Meditação Calmante
Sessão 4: Requisitos necessários para a prática Vipaśyanā ou Meditação de Conhecimento
Sessão 5 As Quatro Bases do Mindfulness
O foco para a partilha de hoje é nos preliminares da meditação, começando pela moralidade em relação às ações externas.
IV. Formação da Moralidade que aborda as manifestações grosseiras da vida mental sintonizada com a Nossa Bondade Inerente
De acordo com o Buda, a compaixão é a base de Śīla, ou moralidade.
A moralidade aqui não se refere à obediência, ao sentido de obrigação ou à restrição externa; refere-se a uma bússola ética dentro de nós e das relações que nos guiam para manter a harmonia tanto nas nossas interações com os outros como na nossa própria consciência. É a prática de não-dano, e não-violação de si mesmo e dos outros. Também pode referir-se a “disciplina de comportamental intencional”, “virtude” ou “ética”, de acordo com o compromisso de alguém com o caminho de despertar budista.
Śīla tem três graus de manifestação. O grau mais alto é a virtude interior, a bondade inata de todos os seres. O segundo grau refere-se a ações virtuosas do corpo e da fala inspiradas na virtude interior,enquanto que a terceira se refere a orientações para a conduta que regem as ações do corpo e da falaque são concebidas para os pôr em conformidade com os ideais éticos. A orientação mais comum são os Cinco Preceitos, que correspondem a não matar, não roubar, não mentir, não tomar intoxicantes, e a não ter má conduta sexual. É importante fazer aqui a distinção entre as regras externamente aplicadas e o cumprimento do tipo de orientações éticas. Ninguém nos pode forçar a respeitar os preceitos por assim dizer, já que a observância dos preceitos é um voto pessoal e a aspiração para nos melhorarmos a nós mesmos.
V. Por que o desenvolvimento da moralidade é um pré-requisito para a prática meditativa?
Do ponto de vista budista, todos os seres têm uma natureza búdica, o potencial inerente para aperfeiçoar a condição humana e tornar-se um Buda. Esta natureza búdica é análoga à virtude interior, ou bondade inata. É também a fonte da nossa potencialidade para fazer o bem. Ir contra a nossa virtude interior ao envolvermo-nos em ações nocivas cria desarmonia nas nossas mentes, pois vamos contra a nossa consciência tranquila.
Śīla funciona como a base para a meditação de duas maneiras. Em primeiro lugar, a observação de Śīla promove uma consciência tranquila, essencial para o desenvolvimento da concentração. Impede-nos de sermos assediados por inquietação e sentimentos de culpa.
Em segundo lugar, observar os preceitos e envolvermo-nos em ações virtuosas do corpo e da fala unifica a mente e impede-nos de sermos apanhados num fogo cruzado de motivos incompatíveis, perturbando o estado de espírito meditativo. Enquanto meditamos, pretendemos resolver as contaminações da ganância, raiva e ignorância para que a mente possa alcançar um certo grau de paz. Se nos permitirmos agir violando os preceitos, as contaminações serão desencadeadas, e a meditação será dificultada.
Meio de Vida Correcto
O meio de vida correcto também faz parte da moralidade. Quando falamos de meio de vida, referimo-nos ao que fazemos para viver. Envolvimento em ocupações que estão de acordo com a moralidade ajuda a manter a consciência tranquila. Isto é útil para manter a paz de espírito. Mais importante ainda, o meio de vida correcto também se refere ao nosso estilo de vida, ou como organizamos as nossas vidas.
O Venerável Mestre lembra que parte do meio de vida correcto é ter hábitos bem disciplinados, tais como obter uma quantidade adequada de sono, comida e exercício. O meio de vida correcto não só promove a eficiência e a saúde, como também nos permite ter uma vida familiar alegre e uma sociedade estável. A quantidade certa de sono varia entre indivíduos. Alguns requerem 6 horas, uns 7 ou 8. Pesquisas modernas sugerem que uma boa quantidade de sono é entre 7-9 horas para a maioria, sendo que crianças e adolescentes que necessitam de mais e aqueles com mais de 64 anos necessitam menos. Com a meditação regular, pode-se começar a sentir menor necessidade de sono. Demasiado sono bloqueia os canais de energia do corpo enquanto a falta de sono leva ao cansaço e sonolência. Dormir cedo e acordar cedo é o melhor. A quantidade correta de alimentos, e os alimentos certos afetam a qualidade da meditação. Evite alimentos excessivamente oleosos, salgados, doces, azedos ou picantes que estimulem excessivamente os nossos sentidos. O consumo excessivo de alimentos processados e carne tem um impacto negativo no nosso metabolismo. O nosso sistema digestivo demora muito mais tempo a processar esses alimentos e pode fazer com que o nosso corpo se sinta letárgico. Em vez disso, opte por uma dieta vegetariana rica em fibras de frutas frescas, cereais integrais, leguminosas, produtos de soja e vegetais para manter a leveza do corpo e da mente. Deixe passar pelo menos 1-2 horas após as refeições antes de sessões de meditação sentadas, para que o seu corpo tenha tempo suficiente para digerir.
O exercício moderado é vital para manter o corpo em forma. As posturas de yoga são benéficas para manter os músculos e articulações flexíveis, ao mesmo tempo que regulam os canais de energia dentro do corpo. O esforço físico suave e o treino cardiovascular através do desporto ou simplesmente a andar ajudam a manter a circulação saudável e promovem uma função cardiovascular saudável. Isto é crucial, uma vez que a respiração desempenha um papel importante na meditação.
Recapitulando, esta primeira sessão ofereceu uma introdução geral à meditação baseada no quadro budista, e discutiu o pré-requisito da moralidade, tema principal para a sessão 1 da minissérie sobre meditação.
Śīla funciona como base para a meditação, promovendo uma consciência clara essencial para o desenvolvimento da concentração, livre de inquietação e sentimentos de culpa. Também nos impede de desencadear e criar contaminações perturbadoras do estado de espírito meditativo causado pelo envolvimento na fala e ações baseadas na ganância, raiva e ignorância.
O meio de vida correcto permite-nos manter um corpo e mente saudáveis. A Sessão 2 explicará a importância de desenvolver as visões do mundo, intenções e objetivos correctos para a meditação. Com a visão do mundo correcta, a prática da moralidade acontece sem esforço. Obrigado por se juntarem a nós nesta 1ª sessão da minissérie sobre meditação. Se achar este serviço Dharma é benéfico para a sua prática, por favor subscreva o Canal de YouTube da FGS English Dharma Services e partilhe-o com os seus amigos. Que os méritos desta sessão vos abençoem com as condições propícias à meditação e sabedoria certas. Até a próxima semana. Omituofo.
©️ Fo Guang Shan Localization Committee
Tradução para português de Eduardo Patriarca.
Introdução às Sessões EU Online English Dharma Session
Com início a 6 de março de 2021 e durante 4 meses, terminando a 12 de junho, a Mestre Miao Di, do Templo Fo Guang Shan de Manchester, deu 4 sessões de lições sobre Meditação Budista, com base nas 5 sessões criadas pelo Venerável Hui Cheng.
Pelo interesse e qualidade dos ensinamentos partilharemos os 5 vídeos originais (em inglês) com o respetivo texto traduzido para português. As sessões 3 e 4 originais foram dadas na sessão 3 da Mestre Miao Di, que usou pequenos filmes e imagens que acompanharam os ensinamentos destas sessões em complemento aos vídeos originais.