Versos da moralidade partilhada dos Sete Budas

Venerável Mestre Hsing Yun
Cesse todo o mal,
Cultive todo o bem,
Purifique a mente,
Estes são os ensinamentos de todos os Budas.
——《Ekottarika Agama》

Este é o verso da moralidade partilhada dos sete Budas, ainda circula e é defendido pelos budistas em geral.
Quando Bai Ju-Yi, um grande poeta da Dinastia Tang, serviu como Chefe da Prefeitura em Hangzhou, construiu um dique para evitar inundações, chamado de ‘Dique Bai’. Na Dinastia Song, Su Dong-Po também construiu uma barragem , mais tarde chamado de ‘Dique Su’. Tanto ‘Dique Bai’ quanto ‘Dique Su’ são muito famosos no Lago Oeste.
Um dia, Bai Ju-Yi foi visitar o Mestre Ch’an Dao Lin que era conhecido como o ‘Mestre Ch’an do Ninho de Pássaro’. O Mestre Ch’an Dao Lin não morava no mosteiro ou na casa, mas morava no folhagem exuberante das árvores. Quando Bai Ju-Yi olhou para ele, ele não pôde deixar de dizer: “Oh, Mestre Ch’an, é perigoso viver lá em cima!”
Mestre Dao Lin sorriu e respondeu: “Eu não sou perigoso. Você é que é perigoso!”
Bai Ju-Yi ficou intrigado e perguntou: “Eu sou o chefe da prefeitura aqui, qual é o perigo?”
Mestre Dao Lin disse: “Não sabe? Uma árvore alta agarra o vento; uma pessoa numa posição alta está sujeita a incorrer em ciúmes. Isso é o mais perigoso!”
Bai Ju-Yi ouviu e sentiu que fazia sentido. Então perguntou: “Mestre Ch’an, qual é a ideia principal do Dharma? Pode dizer-me numa frase?”
Mestre Dao Lin disse a ele: “Cessa todo o mal e cultiva toda a bondade”.
Bai Ju-Yi ficou desapontado e disse: “Isso não é algo que uma criança de três anos sabe?”
Mestre Dao Lin respondeu calmamente: “Sim! Uma criança de três anos sabe, mas um homem de 80 anos não pode fazer isso.”
Neste momento, Bai Ju-Yi entendeu a verdade de que o Dharma não era meramente falado verbalmente, mas deve ser realizado através da prática física. Nos seus últimos anos, escreveu o ‘Cantar o Poema do Nome do Buda’, que se tornou muito popular: “Tenho quase setenta anos e não me dedico mais a escrever poemas. Ler sutras cansa os meus olhos e fazer coisas boas deixa-me exausto. Como confortar a minha mente?

Recitação do Buda Amitabha.

Amitabha de manhã e Amitabha à noite.

Mesmo se eu estiver tão ocupado quanto uma flecha, não deixarei Amitabha. A partir disto, pode ser visto que ele tinha uma atitude séria em relação à prática do Dharma.
Qual é a prática no budismo? Simplesmente falando, é corrigir o corpo e a mente. Este versículo lembra-nos que na vida diária, se pudermos sempre lembrar-nos de fazer boas ações, dizer boas palavras e pensar bons pensamentos para purificar o corpo, fala e mente, esta é a prática do verdadeiro significado de ‘Cessar todo mal, cultivar toda bondade e purificar a mente’. Desta forma, podemos obter o uso do Dharma e o benefício real da fé.