A moralidade, a aprendizagem e a cultivação de uma pessoa podem ser reconhecidas pela quantidade de ofensas que ela consegue tolerar, e quanta paciência ela possui. Se nem agora conseguimos tolerar os agravamentos e as injustiças, como vamos ser capazes de fazer no futuro um compromisso em prol do interesse geral?
Só quando se aprende a aceitar a injustiça é que se aprende a lidar com as adversidades e os assuntos complicados. Quando formos capazes de tolerar a humilhação, a ofensa, a difamação, e as críticas, enquanto mantemos a nossa compostura, sem que nos defendamos de qualquer forma, o tempo irá trazer a justiça naturalmente.
Se desejas ser bem-sucedido e afortunado, percebe que quanto mais injustiças, mágoas, e difamações enfrentares, maior será o crescimento das tuas forças e bênções. Eventualmente serás uma pessoa bem realizada.
Enquanto que os outros me tratam com injustiça, com falsidade, ou com humilhação, esteja-se descansado que a causa e o efeito, os budas, e os bodhisattvas não farão o mesmo comigo.
Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun