20 de Março – ANCIÃO DE QUATRO ANOS DE IDADE

Um dia, um jovem viu um ancião. Ele estava curioso e perguntou, “Senhor, pode dizer-me que idade tem?” 

Com um sorriso, o ancião respondeu, “Oh! Eu tenho quatro anos.” 

Ao que parece, o ancião já estava nos seus oitenta, mas só há quatro anos é que descobriu o Budismo por acaso e com isso, o verdadeiro significado da vida. Muitas pessoas desejam a longevidade, mas raramente consideram as suas ambições na vida. O Tratado sobre a Escritura para Adornar o Grande Veículo diz, “É difícil nascer como um humano; e também é difícil cultivar a fé. É difícil que o dinheiro e as posses valiosas tragam por si o contentamento; também é difícil encontrarmos um campo de méritos outra vez.” Tendo escutado qual o Caminho na manhã, poderemos morrer em contentamento à tarde! 

Ser um ancião de quatro anos de idade não é lamentável. Aquilo que é lamentável é falar do ilusório num sonho e assumir que o falso é real, tal como a perplexidade de Zhuang Zhou em sonhar que ele era uma borboleta sem saber que ele era Zhou. 

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18 de Março – AMOR PELO LÓTUS (EXCERTO) 

Eu adoro como os lótus conseguem crescer a partir da lama sem sujidade alguma; a forma como dançam através das ondulações cristalinas sem nenhum sentido de tentação. Os seus caules são ocos, não obstante, hirtos, e florescem de uma maneira liberta, ainda que convergente. A sua fragrância é eternamente refrescante e omnipresente. Tal coisa não deve ser abordada frivolamente, mas apenas apreciada à distância. 

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17 de Março – PARTIR NO RIO YANGTZE – PARA O SECRETÁRIO, O SR. YUAN

É triste despedir-nos dos nossos amigos e familiares, 
À deriva, o meu barco entra pelo nevoeiro; 
Com os remos dispostas a regressar a Luoyang, 
Os sinos ressoam pelas árvores de Guangling. 
Hoje, a manhã marca a nossa despedida 
Quando e onde é que nos voltaremos a encontrar? 
Os assuntos deste mundo são como um barco nas ondas, 
Arrastado pela corrente – em que sítio repousará? 

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16 de Março – ANAIS SOBRE A APRENDIZAGEM  

Aprender é uma tarefa que é simultaneamente árdua e aprazível. A capacidade para esquecer as dificuldades e confrontar-nos só com a parte prazerosa dos estudos é sinal que estamos perante um verdadeiro académico. Nem todas as riquezas e glórias deste mundo se podem trocar ou comparar aos frutos obtidos pela aprendizagem. A vida humilde, escolhida levemente, e abstraída de desejos mundanos – este tipo de vida não é uma dificuldade! 

As pessoas dizem que sou uma figura fria e isolada, mas eu acho que se as pessoas não forem frias e isoladas ao extremo, elas não poderão contribuir para a harmonia deste mundo. Quem se interessar pelos elementos fundamentais do estudo académico verá o seu espírito desenvolver-se através da solidão. 

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15 de Março – CANÇÃO DA VELHA AMEIXOEIRA FRENTE AO SANTUÁRIO DE YANPING 

Ouvi dizer que os velhos ciprestes que estão em frente ao santuário de Zhuge Liang têm ramos que parecem ser feitos de bronze; têm um espírito de justiça que se parece com o aço e são uma obra de arte da natureza. Também ouvi dizer que os juníperos que estão por cima do mausoléu de Yue Fei são tão altos que rasgam os céus; os seus ramos verdejantes inclinam-se ante o Sul, em sinal de lealdade. Ao assumir que estas árvores não são sencientes, por que razão serão adoradas por tantos? As testemunhas da história são ainda capazes de sentir a lealdade de Zhuge Liang, que prolongou o reino de Hang, e de Yue Fei, responsável por expulsar os bárbaros.

Da mesma forma, não há herói mais verdadeiro que Yangping*, que herdou como ninguém o espírito da cavalaria. O teto do seu santuário chega até aos céus, enquanto que a velha ameixoeira que está lá dentro encontra-se em plena floração. Os novos ramos que brotam do tronco gigante estão cobertos de folhas exuberantes, enquanto que a sua subtil fragrância espalha-se pela brisa amena da Primavera.

Num ímpeto de fúria, Yanping ergueu-se, chamou-se a si próprio um órfão, e voou pelos céus montado num urso voador*. Com uma longa espada em mão e o Monte Kongtong por trás de si, ainda assim foi incapaz de terminar a crise de Luyang e de revitalizar o local. Tendo supostamente viajado em direção ao Monte Tian num cavalo, e tendo pendurado o seu arco, como poderia ele ter desistido a meio caminho da sua expedição a Norte e da sua viagem para o Sul? Os empreendimentos pioneiros estavam, todavia, a apontar para Leste do Mar do Leste. Apesar da baleia lendária** ter avançado, as águas permaneceram turvas. À medida que o farol se sobrepôs aos rios e às montanhas vizinhas, ele permaneceu indetetável durante a transição dos tempos.

Agora, a única coisa que se consegue ver é a ameixoeira que floresce ano após ano, com uma floração cada vez mais verdejante. De acordo com a lenda, esta árvore viveu por mais de duzentas primaveras e verões. Com o seu vigor proveniente das raízes que se entrelaçam por baixo, esta árvore está congelada, com as suas origens enterradas na neve e os seus ramos, selados pelas nuvens que estão no cimo. A lua nítida e brilhante aparece num canto embatendo contra a parede vermelha, enquanto que o reflexo gélido da sua espada reluz à meia-noite.

Apesar de eu apreciar o canto e de falar sobre tais assuntos, o meu coração preocupa-se enquanto penso sobre os nove estados. Aquilo que vejo não é nada mais que um mar de pétalas da ameixoeira, nesta Primavera verdejante.

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14 de Março – OS HOMENS NO MUNDO ASSOCIAM-SE COM OUTROS HOMENS 

A montanha é enfraquecida pelas suas árvores. O óleo que é utilizado no fogo é queimado por ele. A caneleira pode ser comida, por isso ela é cortada. A coreutéria é útil, por isso fazem-lhe incisões. Todos os homens sabem as vantagens de algo ser útil, mas nenhum deles sabe a vantagem de ser inútil. 

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13 de Março – INDICAÇÕES PARA OS MEUS FILHOS 

Meus jovens filhos, ouçam estas indicações: 
Estudem com zelo, sejam filiais e gentis. 
Sejam humildes e modestos, obedeçam à justiça. 
Controlem a vossa dieta, abstenham-se do lazer. 
Não mintam, nunca sejam gananciosos pelo lucro. 
Não sejam caprichosos, nunca façam birras. 
Não desafiem os outros, saibam-se controlar. 
Aprendam a ser modestos, a humildade é benéfica. 
Tolerem os outros, isso fará com que tenham grandes corações. 
Tudo o que implica ser um homem está no coração. 
Com um coração gentil, as bênções estarão ao alcance. 
Com um coração perverso, o azar será inevitável. 
Na metáfora sobre o fruto, o caule é o coração; 
Quando o caule apodrece, o fruto cairá ao chão. 
Os meus ensinamentos têm estas intenções, 
Ouçam atentamente, e recordem-nos bem. 

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12 de Março – BUDISMO, UMA RELIGIÃO E UMA FILOSOFIA 

O Budismo é tanto uma religião como uma filosofia. Este sentimento religioso, profundamente enraizado no coração das pessoas, faz com que normalmente fabriquem uma realidade histórica à sua volta e atribuam a acontecimentos simbólicos um efeito supernatural. Por isso, se dependermos unicamente de factos históricos sem que haja qualquer sentido de empatia, então falharemos certamente em alcançar a Verdade. 

A filosofia implica o alcance da Verdade de uma forma precisa e meticulosa. A sabedoria da filosofia antiga permanece ingénua, mas cautelosa no seu pensamento, funcionando de uma forma direta por meio de argumentos. A sua linguagem é geralmente simples, não obstante profunda, e usa exemplos relevantes que incorporam um pensamento mais profundo. Como tal, se se buscar só a validação das provas textuais sem que isso implique um ganho espiritual, então aquilo que se obterá no fim valerá tanto como algo residual. 

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11 de Março – VERSOS DO TEMPLO II CHONGQING, TEMPLO JINYUN 

Para ti deve ser aparente que este corpo não pode existir por muito, 
Porque é que a necessidade da agitação dá origem a ações terríveis? 
E eu abstenho-me de saber que todas as encarnações prévias estão destinadas; 
Só ao limpar imaculadamente as nossas ações presentes, é que fará uma pessoa nobre. 

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