Disposição Perfeita – um ebook
Disposição Perfeita
Respeito Mancheng , meu irmão do Dharma, pela sua resistência, sua não-contenção, pelo seu discurso de coração grande e a sua mente aberta e, assim, mantive em mente, firmemente, a sua frase: “Perfeitamente disposto”.
O Mestre Zhikai tinha dois discípulos, Mancheng e eu. Antes de estudar com o Mestre Zhikai, Mancheng tinha seguido um mestrado diferente. Isto fez com que frequentemente comentasse que ele era apenas meio discípulo do Mestre Zhikai. Mancheng tinha passado, na sua juventude, por momentos mais difíceis do que eu. Honesto e não muito inteligente, foi frequentemente intimidado e injustiçado. Como uma nora na China antiga, ele tinha que fazer trabalho extra e assumia sempre culpa extra. Por vezes, vendo que ele tinha levado muitas repreensões, eu ia ter com ele e tentava consolá-lo. Ainda assim, ele sempre dizia calmamente: “Tudo bem. Estou perfeitamente disposto a fazer o que faço.”
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Livro do Venerável Mestre Hsing Yun.
Tradução para português de Eduardo Patriarca.
O conteúdo e o espírito da Filosofia da Luz de Buda – ebook
Durante muitos anos, Fo Guang Shan e a Associação Internacional da Luz de Buda criaram uma estrutura, construindo um sistema para beneficiar o mundo e salvar os seres sencientes. Os seus métodos são práticos e as suas realizações são visíveis em todo o mundo. Estas duas organizações budistas são como os braços de uma pessoa, ou as asas de um pássaro. Trabalha em conjunto para espalhar sementes de felicidade por todo o mundo.
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A Filosofia da Luz de Buda – 1 – O Conteúdo e o espírito da Filosofia da Luz de Buda
Questões sobre a prática Budista – um ebook
Porque é que nos refugiamos na Joia Tríplice
Pelo Venerável Mestre Hsing Yun
O primeiro passo para se tornar um budista é tomar refúgio na Joia Tríplice. Se alguém não passou pela cerimónia de refúgio na Joia Tríplice, então oferecer incenso e curvar-se perante o Buda só podem ser considerados atos de respeito e interesse pelo budismo, não verdadeiros atos de um seguidor budista. É como um estudante que não se inscreveu para uma aula; ele não pode ser mais do que um auditor. Ao tomar refúgio na Joia Tríplice, a pessoa resolve praticar diligentemente o budismo, tornar-se um discípulo da Joia Tríplice e descartar a crença em outras religiões. Tomar refúgio na Joia Tríplice mostra que a tua fé é firme.
Por que devemos tomar refúgio na Joia Tríplice? Porque a Joia Tríplice é como uma lâmpada que dissipa a escuridão, um barco que atravessa o mar do sofrimento, ou a chuva que apaga as chamas de uma casa em chamas. Tomar refúgio na Joia Tríplice significa encontrar refúgio no Buda, no Dharma e na Sangha.
Causa e Condição – um ebook
Há Mais de 2.500 anos o Buda Shakyamuni nasceu neste mundo para algo muito importante, para uma questão. Esta grande questão, esta causa e condição, é o que nós comummente nos referimos como «Dharma», a verdade alcançada pelo Buda.
Os ensinamentos budistas diferem dos conhecimentos académicos. O conhecimento académico foca-se tipicamente na explicação das aparências. É uma interpretação da realidade baseada no nome e na forma. Em contraste, o Budismo ensina-nos aa desenvolver um entendimento penetrativo da natureza dos fenómenos que é perfeito e completo.
Considere a mão humana. O conhecimento comum simplesmente diz que é uma mão. A ciência médica observa-a como uma estrutura de ossos, músculos, nervos e células. A literatura define a mão em termos de estilo, gesto e expressão. A análise filosófica
da mão é vista como um símbolo de destino e amizade.
Na física, a abertura e fecho da mão representa forças e movimento. Em cada análise a mão é encarada como real. A mão existe. Em contraste, a visão Budista penetra a essência da mão. Vê a mão em si mesma como uma forma ilusória e temporária, de natureza instável, que irá eventualmente decair e desaparecer. Como um fenómeno, a mão está vazia.
Causa e Efeito – um ebook
Alguns budistas acreditam que a lei da causa e efeito é simplesmente uma ferramenta usada para os incentivar a fazer boas ações. Isto não é inteiramente correto. A lei da causa e efeito, de acordo com os ensinamentos de Buddha, não é tão simplista.
A causa dá origem ao efeito – este é um fato inerente à vida. Os ensinamentos de causa e efeito são profundos e operam com precisão infalível, mais precisos do que até mesmo os computadores mais avançados. Não só nós, seres humanos, não podemos mudar o funcionamento da causa e efeito, como mesmo os deuses não podem alterar o seu caminho. As operações de causa e efeito abrangem tudo no universo e são o berço de todas as condições – passado, presente e futuro. O Sutra do Nirvana diz categoricamente que os efeitos de ações úteis e prejudiciais nos seguem como uma sombra. Causa e efeito abrange a tríplice dimensão do tempo: passado, presente e futuro. Uma causa uma vez gerada produzirá sempre o seu efeito apropriado.
100 objetivos para a vida – um ebook
Os seguintes cem objetivos para vida foram introduzidas pelo Venerável Mestre Hsing Yun, o fundador do Mosteiro Fo Guang Shan, em 2005. Podem ser observadas como um lema de vida.
Tornar-se um Bodhisattva – um ebook
Muitas vezes, quando falamos sobre os bodhisattvas, pensamos imediatamente no barro ou nas estátuas de madeira a que prestamos homenagem nos templos, ou evocamos imagens de pinturas ou esculturas que vimos destes indivíduos iluminados. A maioria das pessoas pensa nos bodhisattvas como divindades que têm muitos poderes sobrenaturais e são místicas, para além do alcance da visão humana. Pensamos nos bodhisattvas como seres que têm o toque de Midas, são capazes de comandar o vento e a chuva, e podem conferir-nos riqueza. Na verdade, os bodhisattvas não são divindades que se encontram acima de nós ou que estão para além da nossa compreensão; a presença dos bodhisattvas não é distante, mas sim aqui mesmo, no meio de nós. Os bodhisattvas não são ídolos a quem fazemos oferendas e prestamos respeito. Um verdadeiro bodhisattva encontra-se entre nós, pois um verdadeiro bodhisattva é alguém rico em bondade e compaixão e é mais sincero na libertação de todos os seres sencientes dentro dos seis reinos da existência.
Deixar ir – um ebook
Aqueles que conhecem um pouco do budismo podem vê-lo como uma religião que fala muito do vazio e de como viver espiritualmente. Alguns até fecham as suas mentes à religião porque receiam que, se se tornarem budistas, tenham de abdicar da sua roupa bonita e das suas casas confortáveis. Poder-se-ia dizer, “Se tenho de abdicar de todos estes confortos para ser budista, porque é que me deveria dar ao trabalho”.
Na verdade, existem muitas formas de prática budista, e colocar demasiada ênfase na renunciação sem compreender o seu significado mais profundo só irá afastar as pessoas. De facto, vemos pela descrição da Terra Pura no Sutra Amitabha que o budismo e o conforto material não são mutuamente exclusivos.
A Perspetiva Budista sobre a Consciência da Mente – ebook
Aqui, gostaria de discutir convosco a perspetiva budista sobre a consciência da mente.
Normalmente concentramo-nos nos nossos corpos, mas não nas nossas mentes. Porque o corpo precisa de nutrição, comemos e usamos roupa para nos mantermos quentes: sabemos manter uma dieta saudável e evitar os danos do calor do Verão e dos frios do Inverno. Sabemos até como aplicar cuidados na pele, maquilhar ou esculpir o nosso corpo. Mas raramente tentamos embelezar a nossa mente. Para além do corpo, que mais apreciamos, apreciamos o dinheiro. Dia e noite, pensamos em como fazer uma fortuna, mas nunca pensamos em descobrir o tesouro da nossa mente.
Também gostamos dos nossos familiares e amigos. Sempre que temos tempo, ligamos para ver como estão, ou tentamos construir uma relação mais próxima com eles, mas raramente pensamos em construir uma relação com as nossas mentes.