Os voluntários da BLIA traduzem de inglês para português as obras do Ven. Mestre Hsing Yun, transferindo os méritos para a saúde, felicidade e bem-estar de todos.
Coleção Budismo a cada passo
Estes são livros escritos pelo Ven. Mestre Hsing Yun, gratuitos para leitura. Todos os direitos reservados Fo Guangpedia.
Ao carregar na capa do livro poderás ler 30 páginas de exemplo, mas podes descarregar o PDF completo para o teu computador ou telemóvel, carregando no link que está abaixo de cada capa.
Tornar-se um Bodhisattva
Muitas vezes, quando falamos sobre os bodhisattvas, pensamos imediatamente no barro ou nas estátuas de madeira a que prestamos homenagem nos templos, ou evocamos imagens de pinturas ou esculturas que vimos destes indivíduos iluminados. A maioria das pessoas pensa nos bodhisattvas como divindades que têm muitos poderes sobrenaturais e são místicas, para além do alcance da visão humana. Pensamos nos bodhisattvas como seres que têm o toque de Midas, são capazes de comandar o vento e a chuva, e podem conferir-nos riqueza. Na verdade, os bodhisattvas não são divindades que se encontram acima de nós ou que estão para além da nossa compreensão; a presença dos bodhisattvas não é distante, mas sim aqui mesmo, no meio de nós. Os bodhisattvas não são ídolos a quem fazemos oferendas e prestamos respeito. Um verdadeiro bodhisattva encontra-se entre nós, pois um verdadeiro bodhisattva é alguém rico em bondade e compaixão e é mais sincero na libertação de todos os seres sencientes dentro dos seis reinos da existência.
Deixar ir
Aqueles que conhecem um pouco do budismo podem vê-lo como uma religião que fala muito do vazio e de como viver espiritualmente. Alguns até fecham as suas mentes à religião porque receiam que, se se tornarem budistas, tenham de abdicar da sua roupa bonita e das suas casas confortáveis. Poder-se-ia dizer, “Se tenho de abdicar de todos estes confortos para ser budista, porque é que me deveria dar ao trabalho”.
Na verdade, existem muitas formas de prática budista, e colocar demasiada ênfase na renunciação sem compreender o seu significado mais profundo só irá afastar as pessoas. De facto, vemos pela descrição da Terra Pura no Sutra Amitabha que o budismo e o conforto material não são mutuamente exclusivos.
A Perspetiva Budista sobre a Consciência da Mente
Aqui, gostaria de discutir convosco a perspetiva budista sobre a consciência da mente.
Normalmente concentramo-nos nos nossos corpos, mas não nas nossas mentes. Porque o corpo precisa de nutrição, comemos e usamos roupa para nos mantermos quentes: sabemos manter uma dieta saudável e evitar os danos do calor do Verão e dos frios do Inverno. Sabemos até como aplicar cuidados na pele, maquilhar ou esculpir o nosso corpo. Mas raramente tentamos embelezar a nossa mente. Para além do corpo, que mais apreciamos, apreciamos o dinheiro. Dia e noite, pensamos em como fazer uma fortuna, mas nunca pensamos em descobrir o tesouro da nossa mente.
Também gostamos dos nossos familiares e amigos. Sempre que temos tempo, ligamos para ver como estão, ou tentamos construir uma relação mais próxima com eles, mas raramente pensamos em construir uma relação com as nossas mentes.
Compreender a Terra Pura através do Sutra Amitabha
É dito nos sutras budistas que “Milhares de sutras e dezenas de milhares de discursos apontam para a Terra da Felicidade Suprema”. A Escola Budista da Terra Pura é sempre altamente considerada pelos membros de todas as seitas budistas e por aqueles que seguem diferentes cursos de cultivo.
A Perspetiva Budista sobre a Prática Espiritual
Refugiar-se na Joia Tríplice é a primeira tarefa para se tornar um budista. Se um estudante do budismo não participou de fato da cerimónia de refúgio na Joia Tríplice, mesmo oferecendo incenso e fazendo uma reverência, tal pessoa estaria apenas a expressar algum respeito e interesse pelo budismo e não pode ser considerada um verdadeiro seguidor budista. Da mesma forma, um aluno que não se matriculou nunca será nada mais do que um auditor. Ao refugiar-se na Joia Tríplice: o Buda, o Dharma e a Sangha, a pessoa demonstra para si mesma que praticará fielmente o Budismo, tornando-se um discípulo da Joia Tríplice que não acredita mais noutras religiões. Portanto, refugiar-se nas Três Joias indica que o objeto da sua fé foi determinado.
A Perspetiva Budista do Tempo e do Espaço
O tempo viaja do passado para o presente; abrange o passado, o presente e o futuro. Da mesma forma, o espaço cobre centenas de reinos; espalha-se por todas as dez direções. Para a maioria dos seres conscientes, o tempo e o espaço são como o ato da respiração: respiramos cada momento ainda que não estejamos conscientes desta ação. Dependendo da nossa aparência individual, todos temos diferentes entendimentos sobre o tempo e o espaço.
A Roda do Renascimento
Quando falamos sobre renascimento, algumas pessoas riem da ideia. Elas consideram essa crença ultrapassada e obsoleta no século XXI, tão tecnologicamente avançado. Outros podem pensar que a questão do renascimento pertence estritamente à área da religião.
Budismo e Arquitetura
A arquitetura é uma arte de criatividade profunda. A Cidade Proibida e as Cavernas Dunhuang na China, conhecidas mundialmente, as Cavernas Ajanta e o Taj Mahal na Índia, as Grandes Pirâmides do Egito, o Louvre na França e o impressionante Panteão grego são obras-primas arquiteturais que representam algumas das maiores realizações artísticas do mundo. Muitas vezes, é no desígnio e na intenção de uma estrutura que se baseia a arte que esta contém e que a rodeia. Por isso, encontramos frequentemente pinturas, esculturas e paisagismo igualmente impressionantes em torno de uma criação arquitetural. Assim, podemos dizer que a arquitetura é a “mãe da arte”.
A Joia Tríplice
Como resposta às necessidades dos iniciantes do caminho budista, este livrinho oferece uma explicação da Joia Tríplice, explorando o significado de tomar refúgio na Joia Tríplice, também chamado o Refúgio da Joia Tríplice. O conteúdo deste livrinho serve de portal ao Budismo Humanista.
Os Dezoito Arhats
Durante o seu tempo na terra, Buda teve milhares e milhares de discípulos. Entre os monges, os monásticos totalmente ordenados do sexo masculino, mais de duzentos e cinquenta tornaram-se “arhats”, praticantes que alcançaram a iluminação e a libertação. Entre os arhats, há dois grupos que se tornaram particularmente bem conhecidos: os “dez grandes discípulos” e os “dezoito arhats”.
Ver o Buda
Na verdade, existem muitos níveis para ver o Buda. Podemos ver o Buda através de estátuas e desenhos, pessoalmente ou através dos seus ensinamentos. Este livrinho abordará 1) As Imagens sagradas do Buda, 2) O seu aspeto pessoal e 3) O Dharmakaya do Buda. Assim, espero que o leitor tenha uma melhor compreensão do grande professor, o Buda.
Cinco Preceitos
Como resposta às necessidades dos principiantes no caminho budista, este texto oferece uma explicação dos cinco preceitos examinando o significado de cometimento com os cinco preceitos. O conteúdo deste texto serve de porta de entrada para o Budismo Humanista.
Budismo e a Cerimónia do Chá
Crê-se que a China seja o local onde o chá foi inicialmente plantado; daí a alcunha “Terra Materna do Chá.” De acordo com a lenda Chinesa, Shennung, o Cultivador Divino, descobriu o chá por acidente no ano 2737 a.C.
Budismo e Música
A música dá-nos a capacidade de expressar emoções profundas. Seja através de hinos sagrados ou de cânticos de oração, a música é capaz de elevar a mente a um estado quase sublime. Como tal, tem um significado profundo na promoção da religião.
Questões sobre a prática Budista
O Venerável Mestre Hsing Yun responde a várias questões comuns sobre a prática budista como o porque de tomar refúgio, como praticar, a aplicação do dharma na vida quotidiana, como respeitar a vida, como o karma afecta a doença e muito mais.