A Passagem do Venerável Mestre Hsing Yun

Na manhã de 6 de Fevereiro de 2023, às 5 da manhã, ao amanhecer, mil membros monásticos e leigos da Ordem Fo Guang Shan ajoelharam-se no Pátio Principal do Mosteiro Fo Guang Shan, ouvindo o anúncio solene feito pelo Ven. Hsin Bau, Presidente do Conselho de Administração do Fo Guang Shan. O Ven. Mestre Hsing Yun, o fundador da Ordem Fo Guang Shan, faleceu aos 97 anos de idade, a 5 de Fevereiro de 2023 às 17 horas, no meio do canto solene do nome do Buda nos aposentos dos Fundadores no Edifício de Transmissão de Luz Fo Guang Shan. Com grande tristeza e consternação, a congregação lamentou a perda de um Mestre Budista tão eminente. Confrontados com a realidade de que os seus olhos celestiais e humanos de sabedoria agora se fecharam, e o seu barco de sabedoria agora submergiu, rezaram pelo seu rápido renascimento neste mundo.

O Venerável Mestre Hsing Yun dedicou a sua vida à propagação do Budismo Humanista e à realização da Terra Pura Fo Guang. Nos últimos 56 anos desde a fundação de Fo Guang Shan, ele estabeleceu mais de 300 templos em todo o mundo e fundou cinco universidades em Taiwan, EUA, Austrália e Filipinas, assim como a Associação Internacional de Buda Luz com milhões de membros. Inúmeras pessoas têm beneficiado dos seus esforços compassivos.

A vida do Venerável Mestre Hsing Yun é resumida no verso seguinte:

Com o coração cheio de compaixão e votos para salvar os outros,
O meu corpo é como o oceano do dharma, sem limites;
Devias perguntar o que é que eu consegui nesta vida?
Paz e felicidade brilham agora sobre os cinco continentes.

Nascido em Jiangdu, Jiangsu, ele viveu como um cidadão do mundo.

O Venerável Mestre Hsing Yun nasceu em Jiangdu, província de Jiangsu, em 1927. Cresceu na pobreza e aos 12 anos de idade acompanhou a sua mãe a Nanjing para procurar o pai, mas em vão. Ao passarem pelo Mosteiro de Nanjing Qixia, ele conheceu o Venerável Mestre Zhi Kai e foi tonsurado sob os seus ensinamentos. Aos 15 anos de idade, recebeu a ordenação completa no mosteiro sob o comando do Venerável Ruoshun. O seu templo ancestral é o Templo Yixing Dajue em Yixing, Jiangsu e foi-lhe dado o nome Dharma Wuche e o monge Jingjue, como o 48º Patriarca da Escola Linji e o Patriarca fundador da Ordem Fo Guang.

Durante mais de 80 anos, o Venerável Mestre esforçou-se por propagar o Dharma como um cidadão do mundo, inspirando e mudando para sempre as vidas de muitos. Ele foi seguido por mais de dois mil discípulos monásticos e milhões de seguidores em todo o mundo. Ele também ordenou mais de cem herdeiros do Dharma para continuar os seus ensinamentos.

Em 1967, ele fundou Fo Guang Shan, numa colina cheia de bambu localizada no humilde distrito de Dashu em Kaohsiung, com os Quatro Objectivos: propagar o Dharma através da cultura, fomentar talentos através da educação, beneficiar a sociedade através da filantropia, e purificar as mentes humanas através do cultivo espiritual. Totalmente dedicado à promoção do Budismo Humanista, realizou subsequentemente o grande voto de “Que a Luz de Buda brilhe universalmente; que a água do Dharma flua através dos Cinco Continentes“.

56 anos após a fundação de Fo Guang Shan, ele estabeleceu mais de 300 templos em todo o mundo, tais como o Templo Hsi Lai nos Estados Unidos, o Templo Nan Tien na Austrália, o Templo Nanhua na África do Sul e o Templo Zulai no Brasil, todos eles são os maiores templos budistas nas suas respectivas regiões.

Fundador de cinco universidades em Taiwan, Estados Unidos, Austrália, e Filipinas.

Na educação, fundou a Universidade do Oeste nos EUA, a Universidade Nanhua e a Universidade Fo Guang em Taiwan, o Instituto Nan Tien na Austrália, e o Guang Ming College nas Filipinas. Também fundou 16 Faculdades Budistas, 27 galerias de arte, bibliotecas, editoras, livrarias, Bibliotecas Móveis Água e Nuvem, mais de 50 escolas chinesas, Escola Secundária Vocacional Chih-Kuang, Escola Secundária Pu-Men Senior, Escola Secundária Juntou, Escola Secundária Experimental Junyi, e vários jardins-de-infância.

Em filantropia, desde 1970, estabeleceu sucessivamente lares de crianças, Fo Guang Senior Citizen’s Homes, the Compassion Foundation, Jen-Ai Senior Home, Water and Cloud Mobile Hospitals, Fo Guang Clinic, Mentality Protection Center Vehicles, e apoiou a criação de lares de idosos pelo Condado de Kaohsiung. Também patrocinou as Escolas Primárias e Secundárias Fo Guang,

incluindo dezenas de Hospitais Fo Guang na China continental, liderando os membros da Luz de Buda em todo o mundo na doação de cadeiras de rodas e casas móveis, fornecendo ajuda e cuidados de emergência, bem como educação para os jovens, os idosos e os desfavorecidos.

Autor de 395 Títulos e Advogado de Divulgação Cultural

Ao propagar o Dharma através da cultura, supervisionou a criação do Cânone Budista Fo Guang e do Dicionário Fo Guang. Em 1978, fundou a Editora Fo Guang, seguida pela Fundação Fo Guang Shan para a Cultura e Educação, em 1988. Prosseguindo os seus esforços, Gandha Samudra Co. e Buddha’s Light Satellite Television (mais tarde rebaptizada Beautiful Life Television) foram fundadas em 1997. Em 2000, ele fez história ao lançar o Merit Times Daily News, o primeiro jornal diário fundado pela comunidade budista. Como escritor prolífico para toda a vida, ele foi autor das Obras Completas do Venerável Mestre Hsing Yun, num total de 395 volumes.

Em 1992, foi inaugurada em Los Angeles, EUA, a Associação Buda’s Light International Association. O Venerável Mestre foi eleito como Presidente Honorário da Sede Mundial da BLIA. Desde o seu início, a Associação expandiu-se, com capítulos estabelecidos em mais de 170 países do mundo, tornando-se a maior organização comunitária chinesa a nível mundial. Em 2003, a BLIA alcançou o marco de ser oficialmente reconhecida como membro da Organização Não-Governamental (ONG) das Nações Unidas.

O Venerável Mestre, com uma dedicação vitalícia à educação cultural e à melhoria da humanidade, ganhou inúmeros elogios e reconhecimento. Desde 1978, tinha sido agraciado com títulos honoríficos de doutoramento de universidades conceituadas a nível mundial, bem como com o distinto título de Professor Honorário.

Em Fevereiro de 1998, o Venerável Mestre embarcou numa viagem a Bodhgaya, Índia, onde reviveu com sucesso a Linhagem de Ordenação Bhikkhuni através da transmissão da Ordenação Plena da Plataforma Tríplice. Isto trouxe um marco significativo na história budista, já que a linhagem se tinha perdido durante mais de mil anos. O Venerável Mestre também tem sido um defensor vocal do reconhecimento do aniversário de Buda como um feriado nacional, e em 1999, isto foi conseguido com o seu reconhecimento oficial pelo Legislativo Yuan.

Em Dezembro de 2011, o Centro Memorial Fo Guang Buddha, sob a liderança visionária do Venerável Mestre Hsing Yun, foi concluído e aberto ao público. Como um campeão da harmonia inter-religiosa, o Venerável Mestre introduziu o evento anual “Quando Buda se encontra com os Deuses”, que viu o encontro histórico de estátuas e divindades de Buda de múltiplas religiões, estabelecendo um novo recorde mundial para a maior convergência de diversas representações religiosas num só local.

Atravessando Relações Internacionais e Transversais para o Benefício do Mundo

Ao longo da sua vida, o Venerável Mestre Hsing Yun estabeleceu relações com numerosos líderes mundiais, incluindo o Rei Bhumibol, o Grande da Tailândia, o Primeiro-Ministro indiano Jawaharlal Nehru, o Vice-Presidente Al Gore dos Estados Unidos, vários Primeiros-Ministros da Malásia, os Líderes da China Continental Yang Shangkun, Jiang Zheming, Hu Jintao, e Xi Jinping, Primeiros Ministros de Singapura Lee Kuan Yew e Lee Hsien Loong, Primeiro Ministro Tony Abbott da Austrália, e líderes de vários países do Sudeste Asiático, assim como antigos Presidentes de Taiwan incluindo Chiang Ching-kuo, Chen Shui-bian, Ma Ying-jeou, e Tsai Ing-wen. Para além dos líderes políticos, ele também teve a oportunidade de se envolver com figuras religiosas como a World Fellowship of Buddhists President H.S.H. Princess Poon Pismai Diskul, Papa João Paulo II, e Papa Bento XVI.

Num esforço contínuo para promover a educação cultural e encorajar a harmonia entre os dois lados do estreito em direcção à paz mundial, o Venerável Mestre Hsing Yun tinha empreendido esforços significativos nos últimos anos. Isto incluiu a restauração do seu templo ancestral, o Templo Dajue em Yixing, bem como o estabelecimento de várias instalações culturais e educacionais, tais como o Museu da Academia Chinesa, a Biblioteca Yangzhou Jianzhen, o Edifício Buddha Light na Universidade de Nanjing, o Salão de Conferências Yangzhou, a Fundação Cultural e Educacional Hsing Yun, e a reconstrução do Templo Nanjing Tianlong. Estes esforços reflectiram o compromisso inabalável do Venerável Mestre em promover um mundo melhor para todos.

A vida do Venerável Mestre Hsing Yun foi um exemplo brilhante dos ensinamentos de Buda. Ao longo da sua vida, ele dedicou-se a servir inúmeros indivíduos, fornecendo orientação e esperança aos budistas em todo o lado. Apesar da sua morte, os seus feitos deixaram um impacto indelével no mundo e continuarão a inspirar as gerações futuras. O legado do Venerável Mestre Hsing Yun continuará vivo e o seu inabalável compromisso de propagar o Budismo Humanista e de libertar seres sencientes será sempre recordado. Em nome da comunidade budista, oferecemos respeitosa e sinceramente os nossos desejos de um renascimento rápido e auspicioso para o Venerável Mestre Hsing Yun.

Estrelas e nuvens tão vastas que são infinitas,
Luz brilhante nos cinco continentes e no mundo;
Hoje ao despedires-te e chegares à costa longínqua,
Que o teu regresso para beneficiar o mundo seja rápido

A passagem do fundador de Fo Guang Shan, Venerável Mestre Hsing Yun, com 97 anos.

Fonte: FGS International Translation Center