Ebooks – biblioteca online Fo Guang Shan

Os voluntários da BLIA traduzem de inglês para português as obras do Ven. Mestre Hsing Yun, transferindo os méritos para a saúde, felicidade e bem-estar de todos.

Coleção Budismo a cada passo

Estes são livros escritos pelo Ven. Mestre Hsing Yun, gratuitos para leitura. Todos os direitos reservados Fo Guangpedia.

Ao carregar na capa do livro poderás ler 30 páginas de exemplo, mas podes descarregar o PDF completo para o teu computador ou telemóvel, carregando no link que está abaixo de cada capa.

Pelo Venerável Mestre Hsing Yun

Disposição Perfeita

Respeito Mancheng , meu irmão do Dharma, pela sua resistência, sua não-contenção, pelo seu discurso de coração grande e a sua mente aberta e, assim, mantive em mente, firmemente, a sua frase: “Perfeitamente disposto”.

Disposição perfeita

Palavras de Dharma

Quando temos um Objectivo a Alcançar…

Quando temos um objectivo a alcançar, há duas formas de o visualizar. Uma é que é “possível”, a outra é que é “impossível”. Sem determinação e força, tudo o que é possível tornar-se-á impossível. No entanto, para alguém com coragem, sabedoria e visão, tudo o que parece impossível pode tornar-se possível. Há muitas coisas no mundo que falharão definitivamente, se forem tratadas por pessoas com uma visão “impossível”. Por outro lado, se estes assuntos forem tratados por aqueles que perseveram na sua busca, os objectivos podem certamente ser alcançados.

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Palavras de Dharma

Questões sobre a prática Budista

Porque é que nos refugiamos na Joia Tríplice

Pelo Venerável Mestre Hsing Yun

O primeiro passo para se tornar um budista é tomar refúgio na Joia Tríplice. Se alguém não passou pela cerimónia de refúgio na Joia Tríplice, então oferecer incenso e curvar-se perante o Buda só podem ser considerados atos de respeito e interesse pelo budismo, não verdadeiros atos de um seguidor budista. É como um estudante que não se inscreveu para uma aula; ele não pode ser mais do que um auditor. Ao tomar refúgio na Joia Tríplice, a pessoa resolve praticar diligentemente o budismo, tornar-se um discípulo da Joia Tríplice e descartar a crença em outras religiões. Tomar refúgio na Joia Tríplice mostra que a tua fé é firme.

Por que devemos tomar refúgio na Joia Tríplice? Porque a Joia Tríplice é como uma lâmpada que dissipa a escuridão, um barco que atravessa o mar do sofrimento, ou a chuva que apaga as chamas de uma casa em chamas. Tomar refúgio na Joia Tríplice significa encontrar refúgio no Buda, no Dharma e na Sangha.

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Questões sobre a prática budista

Causa e Condição

Há Mais de 2.500 anos o Buda Shakyamuni nasceu neste mundo para algo muito importante, para uma questão. Esta grande questão, esta causa e condição, é o que nós comummente nos referimos como «Dharma», a verdade alcançada pelo Buda.
Os ensinamentos budistas diferem dos conhecimentos académicos. O conhecimento académico foca-se tipicamente na explicação das aparências. É uma interpretação da realidade baseada no nome e na forma. Em contraste, o Budismo ensina-nos aa desenvolver um entendimento penetrativo da natureza dos fenómenos que é perfeito e completo.
Considere a mão humana. O conhecimento comum simplesmente diz que é uma mão. A ciência médica observa-a como uma estrutura de ossos, músculos, nervos e células. A literatura define a mão em termos de estilo, gesto e expressão. A análise filosófica
da mão é vista como um símbolo de destino e amizade.
Na física, a abertura e fecho da mão representa forças e movimento. Em cada análise a mão é encarada como real. A mão existe. Em contraste, a visão Budista penetra a essência da mão. Vê a mão em si mesma como uma forma ilusória e temporária, de natureza instável, que irá eventualmente decair e desaparecer. Como um fenómeno, a mão está vazia.

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Causa e condição

Causa e Efeito

Alguns budistas acreditam que a lei da causa e efeito é simplesmente uma ferramenta usada para os incentivar a fazer boas ações. Isto não é inteiramente correto. A lei da causa e efeito, de acordo com os ensinamentos de Buddha, não é tão simplista.

A causa dá origem ao efeito – este é um fato inerente à vida. Os ensinamentos de causa e efeito são profundos e operam com precisão infalível, mais precisos do que até mesmo os computadores mais avançados. Não só nós, seres humanos, não podemos mudar o funcionamento da causa e efeito, como mesmo os deuses não podem alterar o seu caminho. As operações de causa e efeito abrangem tudo no universo e são o berço de todas as condições – passado, presente e futuro. O Sutra do Nirvana diz categoricamente que os efeitos de ações úteis e prejudiciais nos seguem como uma sombra. Causa e efeito abrange a tríplice dimensão do tempo: passado, presente e futuro. Uma causa uma vez gerada produzirá sempre o seu efeito apropriado.

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Causa e Efeito

100 objetivos para a vida – um ebook

Os seguintes cem objetivos para vida foram introduzidas pelo Venerável Mestre Hsing Yun, o fundador do Mosteiro Fo Guang Shan, em 2005. Podem ser observadas como um lema de vida. 

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100 objetivos

Tornar-se um Bodhisattva

Muitas vezes, quando falamos sobre os bodhisattvas, pensamos imediatamente no barro ou nas estátuas de madeira a que prestamos homenagem nos templos, ou evocamos imagens de pinturas ou esculturas que vimos destes indivíduos iluminados. A maioria das pessoas pensa nos bodhisattvas como divindades que têm muitos poderes sobrenaturais e são místicas, para além do alcance da visão humana. Pensamos nos bodhisattvas como seres que têm o toque de Midas, são capazes de comandar o vento e a chuva, e podem conferir-nos riqueza. Na verdade, os bodhisattvas não são divindades que se encontram acima de nós ou que estão para além da nossa compreensão; a presença dos bodhisattvas não é distante, mas sim aqui mesmo, no meio de nós. Os bodhisattvas não são ídolos a quem fazemos oferendas e prestamos respeito. Um verdadeiro bodhisattva encontra-se entre nós, pois um verdadeiro bodhisattva é alguém rico em bondade e compaixão e é mais sincero na libertação de todos os seres sencientes dentro dos seis reinos da existência.

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Tornar-se um Bodhisattva

Deixar ir

Aqueles que conhecem um pouco do budismo podem vê-lo como uma religião que fala muito do vazio e de como viver espiritualmente. Alguns até fecham as suas mentes à religião porque receiam que, se se tornarem budistas, tenham de abdicar da sua roupa bonita e das suas casas confortáveis. Poder-se-ia dizer, “Se tenho de abdicar de todos estes confortos para ser budista, porque é que me deveria dar ao trabalho”.

Na verdade, existem muitas formas de prática budista, e colocar demasiada ênfase na renunciação sem compreender o seu significado mais profundo só irá afastar as pessoas. De facto, vemos pela descrição da Terra Pura no Sutra Amitabha que o budismo e o conforto material não são mutuamente exclusivos.

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Deixar ir

A Perspetiva Budista sobre a Consciência da Mente

Aqui, gostaria de discutir convosco a perspetiva budista sobre a consciência da mente.

Normalmente concentramo-nos nos nossos corpos, mas não nas nossas mentes. Porque o corpo precisa de nutrição, comemos e usamos roupa para nos mantermos quentes: sabemos manter uma dieta saudável e evitar os danos do calor do Verão e dos frios do Inverno. Sabemos até como aplicar cuidados na pele, maquilhar ou esculpir o nosso corpo. Mas raramente tentamos embelezar a nossa mente. Para além do corpo, que mais apreciamos, apreciamos o dinheiro. Dia e noite, pensamos em como fazer uma fortuna, mas nunca pensamos em descobrir o tesouro da nossa mente.

Também gostamos dos nossos familiares e amigos. Sempre que temos tempo, ligamos para ver como estão, ou tentamos construir uma relação mais próxima com eles, mas raramente pensamos em construir uma relação com as nossas mentes.

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A PERSPETIVA BUDISTA SOBRE A CONSCIÊNCIA DA MENTE

Compreender a Terra Pura através do Sutra Amitabha

É dito nos sutras budistas que “Milhares de sutras e dezenas de milhares de discursos apontam para a Terra da Felicidade Suprema”. A Escola Budista da Terra Pura é sempre altamente considerada pelos membros de todas as seitas budistas e por aqueles que seguem diferentes cursos de cultivo.

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A Perspetiva Budista sobre a Prática Espiritual

Refugiar-se na Joia Tríplice é a primeira tarefa para se tornar um budista. Se um estudante do budismo não participou de fato da cerimónia de refúgio na Joia Tríplice, mesmo oferecendo incenso e fazendo uma reverência, tal pessoa estaria apenas a expressar algum respeito e interesse pelo budismo e não pode ser considerada um verdadeiro seguidor budista. Da mesma forma, um aluno que não se matriculou nunca será nada mais do que um auditor. Ao refugiar-se na Joia Tríplice: o Buda, o Dharma e a Sangha, a pessoa demonstra para si mesma que praticará fielmente o Budismo, tornando-se um discípulo da Joia Tríplice que não acredita mais noutras religiões. Portanto, refugiar-se nas Três Joias indica que o objeto da sua fé foi determinado.

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A perspetiva budista da prática espiritual

A Perspetiva Budista do Tempo e do Espaço

O tempo viaja do passado para o presente; abrange o passado, o presente e o futuro. Da mesma forma, o espaço cobre centenas de reinos; espalha-se por todas as dez direções. Para a maioria dos seres conscientes, o tempo e o espaço são como o ato da respiração: respiramos cada momento ainda que não estejamos conscientes desta ação. Dependendo da nossa aparência individual, todos temos diferentes entendimentos sobre o tempo e o espaço.

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A perspetiva Budista do Tempo e do Espaço

A Roda do Renascimento

Quando falamos sobre renascimento, algumas pessoas riem da ideia. Elas consideram essa crença ultrapassada e obsoleta no século XXI, tão tecnologicamente avançado. Outros podem pensar que a questão do renascimento pertence estritamente à área da religião.

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Roda

Budismo e Arquitetura

A arquitetura é uma arte de criatividade profunda. A Cidade Proibida e as Cavernas Dunhuang na China, conhecidas mundialmente, as Cavernas Ajanta e o Taj Mahal na Índia, as Grandes Pirâmides do Egito, o Louvre na França e o impressionante Panteão grego são obras-primas arquiteturais que representam algumas das maiores realizações artísticas do mundo. Muitas vezes, é no desígnio e na intenção de uma estrutura que se baseia a arte que esta contém e que a rodeia. Por isso, encontramos frequentemente pinturas, esculturas e paisagismo igualmente impressionantes em torno de uma criação arquitetural. Assim, podemos dizer que a arquitetura é a “mãe da arte”.

Budismo e Arquitetura

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A Joia Tríplice

Como resposta às necessidades dos iniciantes do caminho budista, este livrinho oferece uma explicação da Joia Tríplice, explorando o significado de tomar refúgio na Joia Tríplice, também chamado o Refúgio da Joia Tríplice. O conteúdo deste livrinho serve de portal ao Budismo Humanista.

A Joia Tríplice

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Os Dezoito Arhats

Durante o seu tempo na terra, Buda teve milhares e milhares de discípulos. Entre os monges, os monásticos totalmente ordenados do sexo masculino, mais de duzentos e cinquenta tornaram-se “arhats”, praticantes que alcançaram a iluminação e a libertação. Entre os arhats, há dois grupos que se tornaram particularmente bem conhecidos: os “dez grandes discípulos” e os “dezoito arhats”.

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Ver o Buda

Na verdade, existem muitos níveis para ver o Buda. Podemos ver o Buda através de estátuas e desenhos, pessoalmente ou através dos seus ensinamentos. Este livrinho abordará 1) As Imagens sagradas do Buda, 2) O seu aspeto pessoal e 3) O Dharmakaya do Buda. Assim, espero que o leitor tenha uma melhor compreensão do grande professor, o Buda.

Ver o Buda

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Cinco Preceitos

Como resposta às necessidades dos principiantes no caminho budista, este texto oferece uma explicação dos cinco preceitos examinando o significado de cometimento com os cinco preceitos. O conteúdo deste texto serve de porta de entrada para o Budismo Humanista.

Os Cinco Preceitos

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Budismo e a Cerimónia do Chá

Crê-se que a China seja o local onde o chá foi inicialmente plantado; daí a alcunha  “Terra Materna do Chá.” De acordo com a lenda Chinesa, Shennung, o Cultivador Divino, descobriu o chá por acidente no ano 2737 a.C. 

A cerimónia do chá

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Budismo e Música

A música dá-nos a capacidade de expressar emoções profundas. Seja através de hinos sagrados ou de cânticos de oração, a música é capaz de elevar a mente a um estado quase sublime. Como tal, tem um significado profundo na promoção da religião.

Budismo e Música

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Questões sobre a prática Budista

O Venerável Mestre Hsing Yun responde a várias questões comuns sobre a prática budista como o porque de tomar refúgio, como praticar, a aplicação do dharma na vida quotidiana, como respeitar a vida, como o karma afecta a doença e muito mais.

Questões sobre a Prática Budista

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Quando morremos

Quando Morremos

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Fundamentos do Budismo Humanista

Fundamentos do Budismo Humanista

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Nirvana

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Iniciar uma prática diária

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Encorajamento

Encorajamento

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A perspetiva budista dos direitos das mulheres – um ebook

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O Sutra do Diamante e o Estudo da Sabedoria e do Vazio

O Sutra do Diamante e o Estudo da Sabedoria e do Vazio

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A Essência do Chan

A Essência do Chan

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Budismo, Medicina e Saúde

Budismo, Medicina e Saúde

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Vida mundana, Prática transcendental

Vida mundana, Prática transcendental

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Tornar-se um Bodhisattva

Tornar-se um Bodhisattva

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O Grande Buda

O Grande Buda

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Budismo e Psicologia

Budismo e Psicologia

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Budismo e Vegetarianismo

Budismo e Vegetarianismo

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Proteger o nosso meio ambiente

Proteger o nosso meio ambiente

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Projeções Positivas para a Vida

Projeções Positivas para a Vida

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Falar Sobre Amor e Afeto

Falar Sobre Amor e Afeto

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A Perspetiva Budista da Vida e da Morte

A Perspetiva Budista da Vida e da Morte

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