I. Introdução
Saudações auspiciosas aos amigos do Dharma em todo o mundo! Bem-vindo a mais um episódio dos Serviços de Dharma em Inglês.
Venerável Zhi Tong: Olá Kathryn, você realmente tem sido um bodhisattva diligente! Estou feliz por ter cumprido o seu voto de participar nos serviços de Dharma de julho Lunar na íntegra.
Kathryn: Obrigada! Eu também não conseguia acreditar que eu poderia fazê-lo! Tenho sempre medo de que algo possa surgir no último minuto, mas sou muito grata por poder participar de todos os cultos do Dharma. Esta é a primeira vez que participo em todas as sessões. Estou muito emocionada com o serviço e sinto-me muito motivada agora!
Venerável Zhi Tong: O Venerável Mestre diz que um templo é como um posto de gasolina. Às vezes você só precisa de algum tempo para si mesmo para se recarregar espiritualmente novamente. Durante o serviço de Dharma, você está a conectar-se com os Budas e bodhisattvas através dos ensinamentos do Dharma, e também se reconectando consigo mesmo através do arrependimento e fazendo votos.
Kathryn: Sinto que aprendi mais sobre o Dharma durante toda a semana, especialmente ouvindo os ensinamentos do Dharma pelos veneráveis após o culto. Ah, isso me lembra, acho que ouvi dizer que haverá aulas de Dharma a partir de setembro?
Venerável Zhi Tong: Sim, de fato! Muitas aulas vão começar em setembro no templo, não apenas aulas de Dharma e meditação, mas também de arranjo de flores, instrumentos chineses e culinária. Venha para uma das aulas. Ou se estiver muito ocupada para se comprometer com um semestre de aula, pode-se voluntariar no templo quando estiver livre.
II. Suscitar aspirações e fazer votos
Kathryn: Ah, eu adoraria ser voluntária! Venerável Zhi Tong, não consigo parar de pensar no que me disse da última vez. Disse que o arrependimento é apenas a primeira parte, a segunda parte é dar origem a votos. O que significa dar origem a votos? Isso significa que estamos fazendo uma promessa ao Buda?
Venerável Zhi Tong: Bem, Kathryn, você faz uma resolução de ano novo durante o início de cada ano?
Kathryn: Sim, eu faço. Embora eu não seja muito boa a mantê-la…
Venerável Zhi Tong: Bem, quando você estava na escola, você fez planos de estudo?
Kathryn: Eu fiz, e eu realmente segui os meus planos.
Venerável Zhi Tong: E o trabalho? Agora você está tendo uma carreira de sucesso, você deve ter planos e metas para as quais está a trabalhar?
Kathryn: Sim, eu planeio as minhas metas mensais e anuais e tento trabalhá-las.
Venerável Zhi Tong: Fazer resoluções de Ano Novo, planos de estudo ou metas de trabalho é semelhante ao que dá origem à aspiração. Mas, tal como disse, é mais fácil tomar uma resolução do que mantê-la.
III. Dificuldade em Cumprir um Voto
Houve uma vez um praticante que tinha atingido a condição de arhat. Um dia, saiu com o seu discípulo, que o seguiu, carregando a sua bagagem. De repente, o discípulo pensou consigo mesmo:
“O mundo está cheio de desastres e calamidades; os seres sencientes têm muitos sofrimentos e obstáculos. Eu deveria aspirar a ter a grande bondade amorosa e compaixão de um bodhisattva para libertar os seres sencientes.”
O mestre arhat leu a sua mente e sabia que o seu discípulo havia dado origem à mente de um bodhisattva, então ele parou e virou-se para seu discípulo: “Dê-me a bagagem. Você deve ir na frente.”
O discípulo não entendia porquê, mas mesmo assim obedeceu às palavras do mestre.
Depois de caminhar um pouco, o discípulo viu uma poça de água sob o seu pé com milhares de formigas presas nela. Ele pensou consigo mesmo: “Nossa! O mundo é tão grande e há tantos seres sencientes. Eu não posso nem salvar as formigas nesta poça. Como serei capaz de salvar todos os seres sencientes?”
Caminhando atrás dele, o seu professor leu a sua mente novamente e disse: “Pegue a bagagem novamente e ande atrás de mim!” Esta história mostra como é difícil sustentar uma aspiração que surgiu.
IV. Esforçar-se para manter um voto
Kathryn: Então, o que posso fazer? Como posso manter-me firme nas minhas resoluções?
Venerável Zhi Tong: Como diz o Venerável Mestre Hsing Yun no seu livro, Buddha-Dharma: Puro e Simples, “Fazer votos é como estudar, porque é preciso continuar a melhorar. Inicialmente, é feito um pequeno voto, mas precisa ser gradualmente expandido para que o poder do voto seja continuamente sublimado.” Em vez de corrermos antes de conseguirmos andar, começamos com passos de bebé.
Como disse o Venerável Mestre: “O poder da aspiração pode fazer as suas maravilhas. Por exemplo, quando eu ambiciono comer, a comida terá um sabor delicioso. Quando eu aspirar a dormir, vou dormir em paz. Quando eu aspirar a ser uma boa pessoa, estarei perfeitamente feliz e disposto a fazer uma boa ação. A mente é como um campo, uma praia ou uma nova linha costeira. Desenvolvê-lo evidencia as suas potencialidades. Quando a mente faz uma aspiração, a qualidade de tudo o que fazemos muda.”
As nossas aspirações normalmente dizem respeito a nós mesmos, e isso na verdade não é uma coisa má porque estamos nos esforçando para o autoaperfeiçoamento. Por exemplo, podemos fazer um voto de praticar os Três Atos de Bondade: Eu prometo falar palavras amáveis. Eu prometo ser uma pessoa prestativa e atenciosa. Prometo ter intenções positivas para com todos. Se estes são os votos que fazemos todos os dias, consegue imaginar as mudanças que isso nos trará?
Kathryn: Vejo que, se eu pudesse pensar assim, acho que eu me sentiria melhor comigo mesma. Acho que os meus pensamentos muitas vezes se concentram nas coisas que não faço bem. Ainda na semana passada, tive uma discussão com o meu colega de trabalho e falei de forma grosseira. Senti-me mal depois disso porque pensei que poderia lidar melhor com isso, mas continuei a pensar: “Estou com tanta raiva!” e “Eu odeio essa pessoa! Quem me dera não ter de trabalhar com ela!” Foi uma semana má. Mas esta semana, durante o serviço de Dharma, eu me acalmei e pensei que também estava errada na maneira como falei.
Quando citou o versículo para mim, aquele sobre fazer votos, eu pensei, eu não consigo nem falar bem com o meu colega, como posso fazer um voto tão grande?
V. Os Quatro Votos Universais
Venerável Zhi Tong: O versículo que você disse pode ser encontrado recitado após o versículo do arrependimento, e é chamado de Quatro Votos Universais. Os Quatro Votos Universais são os votos universais comuns a todos os bodhisattvas. E são eles:
Os seres sencientes são infinitos, prometo libertá-los.
As aflições são infinitas, prometo erradicá-las.
Os ensinamentos são imensuráveis, prometo aprendê-los todos.
A Budeidade é suprema, eu prometo alcançá-la.
Fazemos votos diferentes em diferentes fases de nossas vidas. Por exemplo, quando ainda somos estudantes, trabalhamos arduamente para obter boas notas. Quando temos uma carreira, prometemos contribuir para a sociedade com as nossas competências profissionais. Quando temos família, prometemos sustentá-los e dar-lhes o melhor conforto. Os Quatro Votos Universais são o objetivo que nós, como praticantes budistas, devemos aspirar. Assim como eu disse, vamos começar com passos de bebé. Como explica o Venerável Mestre,
1. Os seres sencientes são ilimitados, prometo libertá-los.
“Libertar seres sencientes” não é apenas um ditado, é o cultivo que deve ser feito na vida diária. Isto pode ser feito valorizando e não perdendo tempo; apreciando a riqueza em vez de a desperdiçar, e sendo sóbrio e frugal em vez de ser extravagante; ou protegendo a natureza e prevenindo a poluição e os danos. Todas essas ações podem ajudar a libertar todos os seres. No passado, alguns praticantes não dariam um único passo à frente, a menos que estivessem prestando homenagem ao Buda; eles não acenderiam uma vela a menos que estivessem lendo os sutras. Proteger o ecossistema e valorizar os recursos são a base do voto: “Os seres sencientes são ilimitados, eu prometo libertá-los”.
2. As aflições são infinitas, prometo erradicá-las.
O segundo voto é: “As aflições são infinitas, prometo erradicá-las”. Os sutras descrevem as aflições como fogo ardente, flechas venenosas, tigres e lobos, e poços perigosos que não só prejudicam, mas também impedem a paz. As aflições impedem que a verdadeira natureza búdica seja descoberta. Por exemplo, os Três Venenos – ganância, raiva e ignorância – perturbam o corpo e a mente, turvam a sabedoria, impedindo que progridam no caminho certo. Portanto, a autorreflexão contínua e o arrependimento são as melhores maneiras de erradicar as aflições, purificar a mente e estar livre e à vontade.
3. Os ensinamentos são infinitos, prometo aprendê-los.
Quanto ao terceiro voto, as pessoas devem adquirir diferentes habilidades e conhecimentos para ganhar a vida. Para os praticantes, estes devem ter o Buddha-Dharma no topo dessas habilidades e conhecimentos para libertar os seres sencientes. Portanto, é necessário aprender os infinitos ensinamentos do budismo. Uma pessoa que realmente quer aprender o Dharma e trilhar o caminho para o budismo deve ser tão aberta à aceitação e ilimitada quanto o oceano.
4. A Budeidade é suprema, prometo alcançá-la.
E, finalmente, a Budeidade é suprema, eu prometo alcançá-la. São necessários cem kalpas para aperfeiçoar as marcas de excelência e atributos notáveis de um Buda, e três kalpas asamkhya para aperfeiçoar as virtudes e a sabedoria de alguém para alcançar o estado de Buda. O sucesso no cultivo não é fácil; no entanto, se pudermos continuar apesar de todas as dificuldades, aspirar a fazer votos que nos motivem a lutar pela libertação de todos os seres sencientes para que todos possam alcançar o estado de Buda juntos, então isso é verdadeiramente, “Budeidade é suprema, eu prometo alcançá-la”.
O alcance dos Quatro Votos Universais é infinito, mas começamos com pouco. Começamos por ajudar as pessoas que nos rodeiam, para beneficiar aqueles que não conhecemos. Começamos por melhorar os nossos hábitos, um de cada vez. Também podemos começar lendo um livro e adquirindo uma habilidade, para ler muitos livros e aprender muitas habilidades. Desde que possamos ver claramente o caminho da Budeidade à nossa frente, todas as nossas práticas são os nutrientes que nos ajudam a crescer e melhorar.
VI. Ksitigarbha, Bodhisattva do Grande Voto
Kathryn: Entendo! Partimos de um pequeno voto e lentamente o expandimos para um grande voto. Partimos de nós mesmos e depois para os outros.
Venerável Zhi Tong: Sim, de facto, e antes de terminar, gostaria de compartilhar uma última história. Você sabe que bodhisattva é famoso pelo seu grande voto?
Kathryn: Eu sei! É o Bodhisattva Ksitigarbha! Ele fez o grande voto: “Não alcançarei o estado de Buda até que todos os infernos sejam esvaziados; Não realizarei o voto bodhi até que todos os seres sencientes sejam libertados.”
Venerável Zhi Tong: Tem razão! Conforme registado no Sutra do Bodhisattva Ksitigarbha,
No passado distante, Kṣitigarbha era uma donzela da casta brâmane. Esta donzela ficou profundamente perturbada com a morte de sua mãe – que muitas vezes tinha sido caluniosa em relação à Joia Tríplice. Para salvar a sua mãe das grandes torturas do inferno, a menina vendeu tudo o que tinha e usou o dinheiro para comprar oferendas que oferecia diariamente ao Buda, no seu tempo. Ela orou fervorosamente para que a sua mãe fosse poupada das dores do inferno e pediu ajuda ao Buda. Enquanto ela implorava por ajuda no templo, ela ouviu o Buda dizer para ela ir para casa, sentar-se e recitar o seu nome se ela quisesse saber onde sua mãe estava. Ela fez o que lhe foi dito e sua consciência foi transportada para um reino do inferno, onde conheceu um guardião que a informou que, através de suas orações fervorosas e ofertas piedosas, a sua mãe havia acumulado muito mérito e já tinha subido ao céu. A donzela ficou muito aliviada e teria ficado extremamente feliz, mas a visão do sofrimento que tinha visto no inferno tocou o seu coração. Ela prometeu fazer o seu melhor para aliviar os seres de seu sofrimento nas suas vidas futuras por vários kalpas.
A donzela nunca desistiu do seu voto e continuou praticando até se tornar um bodhisattva. E foi assim que o Bodhisattva Ksitigarbha passou a ser conhecido como o Bodhisattva do Grande Voto.
VI. Conclusão
Kathryn: Acho que as nossas experiências pessoais moldam a maneira como pensamos e agimos. Estar no templo ajuda-me a crescer como pessoa, e noto que gostaria de fazer mais pelas pessoas à minha volta. Sinto que isso me torna uma pessoa mais caridosa e gentil.
Venerável Zhi Tong: Ter bons amigos do Dharma é muito importante no nosso caminho de prática budista. E o templo é a sua casa para fazer uma pausa, refletir e começar de novo. Ah, alguém está tocando “I Vow”. Esta é uma boa canção para si, escrita pelo Venerável Mestre. É uma bela canção sobre fazer votos, e a letra é assim:
Eu prometo ser uma vela
Dar luz a um mundo encoberto
Eu prometo ser uma pintura a pincel
Beleza em todos os lugares,
e eu prometo ser um poste de iluminação pública
Brilhando no meu caminho
Prometo ser um livro de sabedoria
Que a verdade seja tudo o que eu digo
Prometo ser mais do que sou
Que você dê origem a votos maravilhosos, Kathryn!
Kathryn: Obrigada, Venerável Zhi Tong! Acho que vou começar com o voto de ser voluntária no templo! Tenho certeza de que vou aprender muito ajudando e conectando-me com outros praticantes diligentes!Venerável Zhi Tong: Ótimo! Temos alguns eventos a chegar e seria maravilhoso tê-la connosco. E também foi maravilhoso ter VOCÊS juntando-se a este episódio do Serviço de Dharma Inglês.
Tradução: Eduardo Patriarca