Campanha TAB – Três Atos de Bondade

Faz Boas Ações. Fala Boas Palavras. Pensa Bons Pensamentos.

Os Três Atos da Bondade é um movimento mundial de Fo Guang Shan que defende a transformação pessoal e social através da purificação de nossas ações, fala e pensamentos e o cultivo da sabedoria e compaixão.

Os três atos de bondade são o fazer boas ações, falar boas palavras e pensar bons pensamentos. Esses três atos afetam a nossa interação quotidiana com as pessoas e com o meio ambiente, moldam o nosso caráter e melhoram o nosso bem-estar. Ao seguir os Três Atos da Bondade, haverá um futuro brilhante para o mundo.

Fazer boas ações significa praticar e cultivar ações que criam harmonia entre o eu e os outros. Implica respeito pela vida, os bens de outras pessoas, relacionamento de outras pessoas, saúde e bem-estar.

Falar Boas Palavras significa praticar e cultivar a fala que fortalece as relações entre si e os outros. Isso implica o uso de palavras honestas e gentis, elogiando e encorajando outras pessoas, e mantendo a palavra de alguém.

Pensar Bons Pensamentos significa praticar e cultivar pensamentos que emanam sabedoria, compaixão e bondade amorosa.

Exemplo de como está a ser feito o projeto noutros países

A colaboração com escolas parceiras pode ser implementada em três fases:

Fase I – Introdução dos Três Atos da Bondade

Nesta fase, o contato inicial é feito através da excursão escolar a San Hao, que consiste principalmente num seminário de duas horas sobre os três atos de bondade. Consiste numa breve palestra para apresentar os conceitos centrais dos Três Atos da Bondade e as atividades da aula para destacar a sua aplicação nas nossas vidas diárias.

Fase II – Fortalecimento dos Três Atos da Bondade

Consiste em workshops com sessões mais longas. Os temas e objetivos do workshop podem ser baseados nas necessidades da escola. O treino suplementar sobre a organização de projetos dos três atos de bondade está incluído no workshop para preparar os participantes para implementar e adotar projetos por conta própria, com a supervisão do FGS. Para os educadores, o treino para professores de San Hao também pode ser fornecido.

Fase III – Adotar os três atos de bondade

Através da supervisão da FGS, a escola pode começar a implementar um projeto por conta própria. As propostas de subsídios podem ser enviadas a FGS e estas serão examinadas pelo Comité dos Três Atos de Bondade. As escolas que atendem aos critérios podem ser reconhecidas como uma escola de embaixadores de San Hao (三好). As escolas embaixadoras recebem subsídios para implementar projetos dos Três Atos de Bondade. O pedido de reconhecimento está aberto a todas as escolas de ensino fundamental e médio a partir de 2016.

Classes Sociais

Em resposta ao apelo do Venerável Mestre Hsing Yun para promover os Três Atos de Bondade (三好 San Hao), os templos e escritórios afiliados de Fo Guang Shan em todo o mundo abriram universidades, faculdades e realizaram classes sociais centradas na campanha para pessoas de diferentes setores e faixas etárias. A visão final é que os alunos apliquem as aprendizagens que obtiveram das aulas nas suas vidas diárias.

Características especiais: Divertido e diversificado. Criativo e prático. As aulas são de uma ampla variedade de disciplinas, incluindo budismo, arte, dança e outras atividades educacionais. O programa é aberto a indivíduos de 3 a 80 anos de idade. Homens e mulheres certamente encontrarão atividades adequadas que podem ajudá-los a crescer.

Segue a página do Facebook das Classes Sociais San Hao aqui.

Formação de Professores


 Os três atos de bondade e educação para a vida

Os programas de três atos de bondade ou TAB são realizados usando a filosofia e a pedagogia da educação de Fo Guang Shan identificadas como educação para a vida.

Conceptualizada pelo Venerável Mestre Hsing Yun, a educação para a vida concentra-se na natureza e relacionamento dos seres humanos e no mundo humano. Para o Venerável Mestre Hsing Yun (2006), “o aspecto mais importante da educação para a vida deve ser ensinar os alunos a respeitar a vida, ensine-os a viver de tal maneira que demonstrem dignidade da própria vida, e ensine-os a criar valor e significado em suas próprias vidas.

O treino de professores da TAB faz parte do movimento Três Atos da Bondade nas Filipinas para fortalecer a compreensão e a prática dos Três Atos da Bondade dos professores filipinos. Ancorado na estrutura da educação para a vida, o treino para professores de San Hao é composto por oficinas, palestras e práticas conscientes.

Programas de treinamento de professores TAB

San Hao & Vida – inclui palestras sobre os Três Atos da Bondade, as Cinco Harmonias e a educação para a vida, oficinas sobre modelos de ensino e essência de ser professor e práticas conscientes, como introdução à meditação e cerimónia do chá. noites
San Hao e Meditação – inclui uma experiência aprofundada de diferentes estilos de meditação (sentar, caminhar, comer e trabalhar) e outras práticas conscientes, como caligrafia do sutra, Ch’an em movimento e palestras que fornecem uma compreensão mais profunda dos fundamentos da meditação. Os Três Atos da Bondade, a educação para a vida e o Nobre Caminho Óctuplo. Duração: 3 dias e 2 noites

Fonte: Templo Mabuhay Fo Guang Shan