O que é o Ch’an

Ch’an (chinês; em sânscrito, dhyāna; em japonês, zen: “meditação” ou “absorção”): O nome do maior movimento, ou escola, de Budismo Chinês que significa, literalmente, “a escola de meditação”.

Esta escola vê-se, geralmente, a si mesma, abstendo-se dos estudos doutrinais, textuais e éticos para favorecer o cultivo de uma realização directa da experiência de iluminação (bodhi) do Buda. A palavra ch’an era originalmente parte de uma palavra composta de dois caracteres “ch’an – na”, uma tentativa de reproduzir foneticamente a palavra sânscrita dhiyāna (meditação).

Com o tempo, o segundo caractere foi abandonado e tornou-se conhecida, simplesmente, como ch’an. As suas técnicas para esse cultivo incluem o estudo de kōans e da “iluminação silenciosa”
(chinês, Mo-zhao Ch’an). O primeiro envolve a contemplação de uma história curta sobre os mestres iluminados do passado ou frases enigmáticas que empurram o praticante até aos limites da racionalidade, na tentativa de irromper numa percepção directa da realidade. O segundo, frequentemente desenvolvido em oposição ao primeiro, envolve, simplesmente sentar-se sem qualquer conteúdo ou forma mental em particular a fim de perceber que a sua budeidade já é completa e perfeita como ela é.

Fonte: Glossário do livro Budismo Puro e Simples, Ven. Mestre Hsing Yun