Hoje é a Décima Conferência Geral desde a inauguração da Associação Internacional Luz de Buda. Esta é também a terceira conferência deste tipo que se realiza em Fo Guang Shan, em Taiwan. Gostaria de agradecer a todos e a cada um de vós por terem dedicado o seu tempo e esforço em participar nesta conferência.
Dia 21 de Abril, das 18h00 às 19h00, na Universidade Lusófona, Auditório José Araújo, em Lisboa, será realizado um Fórum do Budismo Humanista, em Memória do Venerável Mestre Hsing Yun.
Este fórum contará com a moderação de Elisa Chuang, e dos oradores Prof. Paulo Mendes Pinto, Venerável Mestre Zhicheng e João Magalhães.
Membros da Buddha’s Light International Association e Distintos Convidados, graças às bênçãos da luz compassiva de Buda, muitos milhares de distintos Budistas de setenta e três grandes cidades e dos cinco continentes estão reunidos aqui em Taipei, de onde se originou a Buddha’s Light International Association.
O Budismo fala de causas e condições, ensina que todos os seres do mundo inteiro são uma família, e que todos os seres vivos são interdependentes, portanto dentro de uma só encarnação. O sol, a lua e as estrelas no céu, independentemente da luminosidade, brilham uns sobre os outros; montanhas e barrancos, altos e baixos, estão todos em sucessão interminável; espécies raras e especiais, independentemente da variação, complementam-se uns aos outros. Este universo está de facto integrado e coexiste na perfeição.
Presidentes e Representantes das várias Buddha’s Light International Association e Convidados ilustres, bem-vindos à inauguração da Buddha’s Light International Association e à primeira Conferência Geral. Milhares de pessoas de todo o mundo, incluindo representantes de quarenta e cinco países, estão reunidos aqui no Templo Hsi Lai. Estamos a cumprir o ideal de ter a luz de Buda a iluminar os três mil reinos e de deixar a água do Dharma correr pelos cinco continentes [contados como sete no Ocidente].
No dia 21 de Setembro, pelas 21h30, realizou-se a apresentação ao público do livro “O Caminho para a Iluminação”, da Editora Nascente, escrito pelo Venerável Mestre Hsing Yun. Estiveram presentes a Ven. Mestre Chueh Yann, Elisa Chuang e João Magalhães. Contamos ainda com a presença da Presidente da BLIA, a srª Fu e os presidentes dos vários grupos.
Três apresentadores, um livro, uma mente de Buda – O Caminho da Iluminação
A Ven. Mestre Chueh Yann fez uma apresentação sobre o Templo Fo Guang Shan e o Ven. Mestre Hsing Yun, o autor deste livro, Elisa Chuang sobre a BLIA e as actividades de meditação que realizam e João Magalhães a apresentação sobre o livro.
Este é um excelente livro para todos os que queiram conhecer o caminho do Budismo e encontra-se dividido em quatro partes – O Despertar, O Viver no Mundo, Perseverar no Caminho e ainda Progredir no Caminho. É um excelente livro, companheiro de “Ser Bom – guia da ética budista para o dia a dia“.
O nosso grande obrigado ao Jorge Costa pela tradução, à Sandra pelas fotos, a todos os participantes, à presença e sempre apoio da Editora Nascente e ao despertar que cada um dos leitores está a realizar.
Podem ver no Facebook as fotografias deste evento…https://issuu.com/joaomagalhaes3/docs/o_caminho_para_a_iluminac_a_o
A “Abertura do Olho da Mente” é uma palestra realizada pela Venerável Jue Ji, directora da Chinese Buddhist Studies of University of West, no templo Hsi Fang.
A palestra é baseada no livro do Venerável Mestre Hsing Yun, com o mesmo nome, sobre o fundamento do Budismo – as quatro nobres verdades, o nobre caminho óctuplo, os três selos do Dharma, que advogam que todos os seres humanos têm uma natureza de Buda e que devemos corajosamente enfrentar o nosso medo e dúvida, desapegando-nos dos desejos, para que possamos valorizar as nossas vidas e fazer brilhar a humanidade em glória.
Dia 8 de Dezembro realizamos a palestra de Dharma em Guimarães, com a Mestra Miao Yi sobre «O Caminho para a Felicidade». Participaram mais de 40 pessoas nesta iniciativa da sub-delegação portuguesa com a orientação de Elisa Chuang. Agradecemos os ensinamentos, sabedoria e compaixão da Mestra Miao Yi, a tradução pelo professor João Canuto e a organização de Sílvia Oliveira.
Estas palestras terão, sempre que possível, uma frequência mensal.