Os Dezoito Arhats, um ebook

Durante o seu tempo na terra, Buda teve milhares e milhares de discípulos. Entre os monges, os monásticos totalmente ordenados do sexo masculino, mais de duzentos e cinquenta tornaram-se “arhats”, praticantes que alcançaram a iluminação e a libertação. Entre os arhats, há dois grupos que se tornaram particularmente bem conhecidos: os “dez grandes discípulos” e os “dezoito arhats”.

Continuar a ler “Os Dezoito Arhats, um ebook”

Ver o Buda – um ebook

Foi há mais de dois mil anos que Buda entrou no parinirvana. Cada vez que penso que é uma pena não sermos capazes de ver o Buda pessoalmente, lembro-me deste versículo que descreve apropriadamente os meus sentimentos:

Quando o Buda estava vivo, eu estava imerso na depravação.

Continuar a ler “Ver o Buda – um ebook”

Ver Claramente – um ebook

A maioria de nós tem uma ideia do que constitui o espaço fora de nós – é o ambiente em que vivemos. Isso inclui a casa em que vivemos, a cidade em que vivemos ou até o mundo onde vivemos. Precisamos administrar o espaço fora de nós. Por exemplo, se desejamos viajar, precisamos saber que rota usar, que tipo de transporte precisamos, quanto tempo é necessário, o que precisamos levar para a viagem e que potenciais problemas podemos encontrar ao longo da viagem ou caminho. Se planearmos com antecedência, é provável que tenhamos uma viagem maravilhosa. Viagens mais longas, como viajar à volta do mundo ou para o espaço sideral, exigem um planeamento muito mais extenso, mas as considerações são praticamente as mesmas. Se nos esforçarmos para planear e entender, teremos uma boa oportunidade de gerir o espaço fora de nós.

Continuar a ler “Ver Claramente – um ebook”

Os Cinco Preceitos – um ebook

Como resposta às necessidades dos principiantes no caminho budista, este texto oferece uma explicação dos cinco preceitos examinando o significado de cometimento com os cinco preceitos. O conteúdo deste texto serve de porta de entrada para o Budismo Humanista.

Continuar a ler “Os Cinco Preceitos – um ebook”

O Budismo e a Cerimónia do Chá – um ebook

Crê-se que a China seja o local onde o chá foi inicialmente plantado; daí a alcunha  “Terra Materna do Chá.” De acordo com a lenda Chinesa, Shennung, o Cultivador Divino, descobriu o chá por acidente no ano 2737 a.C. A ele cabe a honra de ser considerado um dos três soberanos Chineses míticos, também creditado pela invenção da agricultura e fitoterapia.  Por motivos de higiene, Shennung bebia apenas água fervida. Aconteceu um dia em que estava a repousar debaixo de uma árvore do chá que uma brisa ligeira  agitou os ramos da árvore e fez com que algumas folhas caíssem dentro da água fervida que estava a preparar. A bebida resultante era deliciosa e revitalizante, e cria até com valor medicinal. O chá foi descoberto! 

Continuar a ler “O Budismo e a Cerimónia do Chá – um ebook”