16 de Janeiro – BELO CORAÇÃO, BELO MUNDO

O belo mundo começa connosco. Quando damos por nós a queixar-nos da rejeição nas relações interpessoais, devemos alterar essa situação ao emanar o carinho por nós mesmos. Quando nos sentimos impotentes no meio de uma sociedade caótica, devemos começar a mudança pelo acatamento das regras e mantendo a nossa inocência por meio da autodisciplina. Quando suspiramos em relação às imposições das tendências utilitaristas, porque não encetar uma mudança ao nos tornarmos mais compassivos, carinhosos, equânimes e altruístas? A construção de um novo e belo mundo começa no coração de cada um de nós. 

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun.

15 de Janeiro – PÉS PELO FUNDO DO OCEANO

Zhu Yuanzhang (1328 – 1398, Dinastia Ming)

O céu é o meu toldo e a terra a minha manta.
O sol, a lua e as estrelas acompanham-me nos meus sonos;
À noite não me atrevo a esticar totalmente as minhas pernas,
Com medo de colocar os meus pés pelo fundo do oceano.

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun.

11 de Janeiro – PORQUE DEVEM OS JOVENS LER

A maior razão pela qual lemos é para que nos livremos da mediocridade. A mediocridade é uma atitude que procura passivamente meios para sobreviver. Não falta nada às pessoas medíocres; são apenas indolentes em relação às excitações deste mundo, ao decurso da história humana, à sacralidade da justiça suprema ou ao profundo significado da vida. Aquilo que eles não estão a intuir é algo que ninguém, na sua experiência de vida limitada, poderá alguma vez alcançar. Huang Shangu disse uma vez, “A mente sem um enriquecimento de experiências antigas e presentes tornar-se-á a longo prazo numa coisa vulgar. O nosso reflexo no espelho tornar-se-á repulsivo e o nosso discurso soará de mau gosto às pessoas.” Isto é a face da mediocridade. 

Só os livros te podem trazer diante a expansividade do espaço e a infinitude do tempo; só os livros podem dirigir os presentes sinais pairantes da vida nobre na tua direção; só os livros te podem apresentar à sabedoria profunda nesse maravilhoso contraste contra a ignorância e a fealdade. Para que um ser de metro e meio seja capaz de navegar pelo tempo e expandir-se para além dos espaços em algumas poucas décadas, tal milagre deveria ser principalmente atribuído ao acto de ler. 

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun.

A Roda do Renascimento – ebook

Quando falamos sobre renascimento, algumas pessoas riem da ideia. Elas consideram essa crença ultrapassada e obsoleta no século XXI, tão tecnologicamente avançado. Outros podem pensar que a questão do renascimento pertence estritamente à área da religião. Afinal, a questão do que acontece após a morte parece distante da vida quotidiana. Alguns podem dizer: “Eu nem sei sobre o viver, por que perguntar sobre o morrer?” Para essas pessoas, a questão do que acontece após a morte não é uma preocupação premente. No entanto, se colocássemos essa pergunta num campo de batalha, onde as pessoas estão face a face com a morte, seríamos mais sinceros na nossa abordagem a essa questão tão séria. Olhando para a questão mais de perto, podemos potencialmente abrir a porta para uma compreensão mais complexa das possibilidades que a vida acarreta.

Continuar a ler “A Roda do Renascimento – ebook”

Um mês de estudo de budismo – Os Cinco Preceitos

A cada semana podes dedicar-te à reflexão individual e também conjunta sobre cada um dos preceitos. Seguindo o livro “Cinco Preceitos“, do Venerável Mestre Hsing Yun, poderás encontrar uma profundidade de reflexão que se encaixa nas várias questões práticas da nossa vida, algo que é típico no Budismo Humanista, um budismo para a nossa vida diária.

1ª Semana – “Algumas questões abordadas” – da p.8 até p.19. Aqui reflete-se sobre os Cinco Preceitos e a liberdade, autocontrolo, ser vegetariano, a retribuição kármica, a morte não intencional, o arrependimento, os benefícios do código moral budista e além dos cinco preceitos.

2ª Semana – “O significado da realização dos Cinco Preceitos” – Primeiro preceito – p.20 à p.24

3ª Semana – “O significado da realização dos Cinco Preceitos” – Segundo preceito – p.25 à p.26

4ª Semana – “O significado da realização dos Cinco Preceitos” – Terceiro preceito – p.27 à p.28

5ª Semana – “O significado da realização dos Cinco Preceitos” – Quarto preceito – p.29 à p.30

7ª Semana – “O significado da realização dos Cinco Preceitos” – Quinto preceito – p.31 à p.35

8ª Semana – “Liberdade do Coração” – Uma reflexão sobre os cinco preceitos e o refúgio na joia tríplice – p.36 à p.40

Podes fazer download deste ebook aqui…

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Forum Budista online

Primeira e terceira semana a partir Julho, nas segundas-feiras, pelas 21:30 a 22:30

Objetivos:

Aprofundar o conhecimento do ensinamento da doutrina do Buda através de diálogos entre os participantes, aprendermos, partilharmos uns com os outros, unirmos com mãos dadas para alcançar a felicidade suprema e beneficiar todos os seres, que possamos atingir a suprema sabedoria transcendental e construir a terra pura nesta terra.

Será previamente anunciado o tema principal para diálogo, a primeira semana vamos falar, refletir, contemplar sobre a “IMPERMANÊNCIA”

Continuar a ler “Forum Budista online”

2021 Banho Virtual do Buda de Fo Guang Shan

À luz da pandemia COVID-19, Fo Guang Shan realizará a sua Celebração de Aniversário de Buda de 2021 mais uma vez com o Banho Virtual do Buda para aqueles que não podem visitar pessoalmente um templo. Junte-se a nós online usando o rato do computador como uma concha para banhar o Príncipe Siddhartha. Que possamos purificar as nossas mentes e nos unir em oração pelo mundo através do Banho Virtual do Buda.

URL do Banho Virtual do Buda: http://online.fgs.org.tw

#VirtualBathingoftheBuddha

Banho Virtual do Buda – Purificar as Nossas Mentes Enquanto Tomamos Medidas Preventivas

O site do Banho Virtual do Buda de Fo Guang Shan em 2021 reproduz a experiência de visitar Fo Guang Shan em pessoa para dar banho no Buda. A página apresenta pinturas a tinta do Santuário Principal, Edifício do Buda de Jade, Edifício Tathagata e Edifício do Buda Dourado.

Siga as instruções exibidas na tela para juntar as palmas das mãos e usar o rato do computador como uma concha para banhar o Buda. Enquanto banha o Príncipe Siddhartha, siga as palavras mostradas à medida que elas o orientam para fazer os seguintes votos: “Juro fazer boas ações, juro falar boas palavras e juro ter bons pensamentos.” Com o mérito de banhar o Buda, oramos para que a pandemia termine, bem como para a harmonia familiar e a paz mundial.

URL do Banho Virtual do Buda: http://online.fgs.org.tw

Banho Virtual Global do Buda

Siga as instruções no site Virtual Bathing of the Buddha para dar banho ao Príncipe Siddhartha. O número total de pessoas em todo o mundo que participaram do banho virtual do Buda será mostrado após a conclusão. Informações como a origem do banho de Buda e uma oração do Venerável Mestre Hsing Yun também podem ser encontradas no site. Através desta plataforma online, todos podem banhar o Buda livremente, sem restrições.

Os participantes do Banho Virtual do Buda deste ano estão qualificados para receber um presente misterioso. Depois que o site exibir seu número de visitante único, terá a opção de preencher suas informações de contato para receber uma lembrança especial de Fo Guang Shan. Obrigado por participar do Banho Virtual do Buda e espalhar positividade no mundo. Juntos, vamos todos dar origem à aspiração de praticar os Três Atos de Bondade.

URL do Banho Virtual do Buda: http://online.fgs.org.tw

VirtualBathingoftheBuddha

O Carácter da BLIA pelo Ven. Mestre Hsing Yun

Todas as pessoas têm personalidades diferentes, assim como todas as coisas no universo têm as suas próprias naturezas individuais. O mar aceita todos os rios do mundo e a terra suporta todas as suas muitas formas de vida. Por ser uma organização internacional, a BLIA também deve ser expansiva como o mar e inclusiva de todos, assim como a terra. Discutirei o caráter do BLIA com mais detalhes nas quatro seções seguintes.

Continuar a ler “O Carácter da BLIA pelo Ven. Mestre Hsing Yun”