O que é Namo Amitofo e porque o recitamos

“Namo Amitofo” (南無阿彌陀佛) é uma frase magnífica que contém milhares e milhares de méritos. Embora tenha apenas seis caracteres chineses, ela inclui significados infinitos.

Os dois primeiros caracteres chineses, namo (南 無), são uma tradução de origem no sânscrito namo, que significa “refugiar-se”. A frase “Namo Amitofo” significa refugiar-se e confiar no Buda Amitabha.

Amitofo (阿彌陀佛) é uma tradução chinesa do nome sânscrito de Buda Amitabha, um nome que significa “luz infinita” e “vida infinita”. A luz infinita de Buda Amitabha não é limitada pelo espaço e a vida infinita de Buda Amitabha não é limitada pelo tempo. Como o Buda Amitabha não se limita ao tempo ou espaço, ele transcende o tempo e o espaço e, como tal, incorpora a verdade do próprio universo.

O nobre título de Buda Amitabha contém nele uma virtude sem fim. Se alguém puder focar decididamente esse grande nome, as más ações diminuirão, o mérito aumentará e a pessoa alcançará o renascimento na Terra Pura de Buda Amitabha, transcenderá os três reinos e se libertará do ciclo de nascimento e morte.

O nome de Buda Amitabha contém o coração de todas as línguas.

Quando nos vemos de manhã e dizemos “Amitofo”, significa “bom dia”. Quando partimos e dizemos “Amitofo”, significa “adeus”. Se alguém recebe um presente e diz “Amitofo”, é uma expressão de gratidão. Ao cumprimentar os convidados, pode-se dizer “Amitofo” para recebê-los. Ao ver porcos ou ovelhas a serem abatidos, pode-se dizer inconscientemente “Amitofo” como uma maneira de expressar simpatia por eles. Se alguém está em choque ao testemunhar assassinato ou caos, pode recitar “Amitofo” repetidamente enquanto se compadece das vítimas. O Buda Amitabha é compaixão e verdade e o pai da virtude perfeita. O Buda Amitabha é a chegada da suprema verdade e bondade.

Não há outro nome neste mundo tão bonito e comovente como o de Buda Amitabha. Não existe outro nome neste mundo que contenha tanto significado quanto o de Buda Amitabha.

O Buda Amitabha era originalmente o governante de um grande reino durante o tempo de um Buda anterior chamado Lokesvararaja. Mais tarde, esse governante abandonou o seu reino para se juntar à ordem monástica e tornou-se Bhiksu Dharmakara. Para dar a Dharmakara os ensinamentos dos vinte e um bilhões de reinos de Buda, o Buda Lokesvararaja usou os seus poderes sobrenaturais para que o Bhiksu Dharmakara pudesse observá-los todos. O Bhiksu Dharmakara fez quarenta e oito votos para adornar uma Terra Pura. Depois de cultivar conscientemente cinco kalpas, ele finalmente alcançou o estado de Buda e o reino que ele adornou tornou-se a Terra Pura Ocidental da Bem-Aventurança Suprema.

O Mestre de Chan Chewu (1741-1810 dC) disse: “’Namo Amitofo’ é a essência da mente de Buda, pois penetra os ‘cinco períodos’ e abrange os ‘oito ensinamentos’”. Estes seis caracteres realmente constituem um grande nome de milhares e milhares de méritos.

Fonte: Faxiang, Enciclopédia Budista do Templo Fo Guang Shan