Uma Carta aos Protetores e Amigos do Dharma em 2022

Caros protetores e amigos do Dharma,
Saudações auspiciosas!

Que cada dia seja repleto de paz. Que o nosso ano seja abençoado com uma nova primavera. No Ano do Tigre, eu, Hsin Bau, em nome do Conselho de Administração Fo Guang Shan e do Fo Guang Shan Sangha em todo o mundo, por meio deste envio as Saudações do Ano Novo Chinês de 2022 do Venerável Mestre Hsing Yun, o fundador de Fo Guang Shan para todos vocês: “A fé será a força necessária para nos libertar do medo e encorajar todos a conviver em paz. Este é o verdadeiro caminho para a felicidade e a paz. Que todos os seres vivam sem medo e coexistam em paz!”

À medida que a variante COVID-19 Delta assolou o mundo no ano passado, a luta contra a pandemia continua a ser o objetivo da humanidade como um todo. Nessa pandemia, Fo Guang Shan e os membros da Luz de Buda defenderam a filosofia do Venerável Mestre Hsing Yun de “Coexistência como Um” e continuaram a ajudar a aliviar as pessoas do sofrimento e angústia em todo o mundo, independentemente de origem, religião ou nacionalidade. Em maio, quando a pandemia na Índia piorou e recebeu atenção internacional, Fo Guang Shan Malaysia respondeu rapidamente e iniciou a campanha “Bring Oxygen to India”. Mais de 200 concentradores de oxigénio e ventiladores foram arrecadados e enviados para a Índia, proporcionando alívio para aqueles que vivem na pobreza e em vilas remotas.

Quando a pandemia em Taiwan mudou de contenção estável para rápida disseminação, a BLIA Chunghua lançou imediatamente o “Buddha’s Light Pandemic Prevention and Rescue Program” e forneceu 102.510 máscaras N95, 77.020 trajes de proteção, 23.578 óculos de proteção e 18.180 máscaras de proteção às unidades de polícia, bombeiros e instituições médicas em mais de 20 condados e municípios, graças às generosas contribuições de devotos por todo o mundo. 100 concentradores e ventiladores de oxigénio, 30 termómetros e canais de desinfecção beneficiaram 20 governos municipais e distritais, bem como 197 departamentos em Taiwan. Simultaneamente, o mapeamento dos restaurantes vegetarianos foi estabelecido como parte de uma peça beneficente para promover o vegetarianismo por meio do jornal The Merit Times. Um total de 5.300 restaurantes e 600 empresas vegetarianas participaram do projeto, doando mais de 200.000 refeições a pessoas carentes.

Em julho, o Departamento de Saúde do Governo da Cidade de Kaohsiung aprovou a Fo Guang United Clinic of Fo Guang Shan Monastery para fornecer serviços de vacinação Covid-19, que é outro passo fundamental para Fo Guang Shan no trabalho de prevenção de pandemias.

Como diz o Venerável Mestre: “A fé é o tesouro interior”. É com o poder da fé que mentes e corpos podem se acalmar e se estabelecer. Fo Guang Shan e a Associação Internacional da Luz de Buda uniram-se para orar por um fim rápido da pandemia através de atividades online como “Mindfulness Global: Transcrição Simultânea” e “Chan and Pure Land Prayer Service”. Além disso, mais de 4 milhões de pessoas recitaram o Sutra do Coração durante o aniversário do Buda, e o “Banho Virtual do Buda Fo Guang Shan” atraiu mais de 6 milhões de participantes no total.

31 de março foi o aniversário de Avalokitesvara, durante o qual o “2021 Fo Guang Shan Global Online Taking Refuge in the Triple Gem Ceremony” foi realizado dentro do Santuário Principal de Fo Guang Shan e transmitido ao vivo para 19 países e regiões em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Filipinas, Reino Unido, Japão, Coréia, Malásia, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Índia, Hong Kong, Macau, Singapura, Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Também foi fornecida a interpretação simultânea em 6 idiomas: chinês, inglês, espanhol, português, português, japonês e cantonês. Cerca de 3.500 participantes dos cinco continentes, incluindo 66 da República Democrática do Congo da África que se tornaram budistas. Além disso, 1.600 participantes participaram da cerimónia dos templos filiais de Fo Guang Shan – Taipei Vihara, Templo Bao Hua e Templo Feng Shan – cumprindo os seus desejos e fazendo votos na Jóia Tríplice.

O Venerável Mestre dedicou sua vida a promover os “Festivais de Jóias Triplas” para que o mundo possa conhecer o Budismo como uma fé de alegria e felicidade. No ano passado, o primeiro-ministro australiano Scott Morrison também fez uma aparição em vídeo especial para parabenizar o Dia do Buda e o Festival Multicultural realizado na Federation Square em Melbourne.

Graças aos esforços globais dos tradutores do Budismo Humanista, tanto monásticos quanto devotos, as obras do Venerável Mestre Hsing Yun foram publicadas em várias línguas estrangeiras no ano passado:  I Am Not a Monk “Sponging Off” Buddhism, em inglês, francês e coreano; Buddha-Dharma: Pure and Simple em inglês, francês e sueco; The Rabbit’s Horn: A Commentary on the Platform Sutra em francês; 365 Dias para Viajantes: Sabedoria dos Clássicos Literários Chineses e Budistas em Espanhol; e o Caminho para a Felicidade — uma seleção das Palavras do Dharma de Hsing Yun em vietnamita. O Centro de Tradução de Textos Budistas Tailandês-Chinês recebeu um certificado de incorporação em fevereiro, então as traduções em tailandês estarão disponíveis.

Vale a pena mencionar que a versão em chinês simplificado de This Shore and the Other Shore – Book Review of the Complete Works of Venerable Master Hsing Yun, compilada pela Master Hsing Yun Cultural and Educational Foundation e publicada pela New Star Press em Pequim, foi lançado oficialmente em 16 de novembro sob a supervisão do secretário-geral Zhang Jingzhi.

Muitos leitores agora preferem ouvir livros de áudio. O Buddha-Dharma: Pure and Simple está disponível em cantonês no aplicativo Audio Book do Mestre Hsing Yun. Além disso, as versões em inglês de Buddha-Dharma: Pure and Simple e Venerable Master Hsing Yun’s Buddhist Stories também estão disponíveis no YouTube e WeChat. O aplicativo Audible by iBLTV de Hsing Yun já está disponível em sueco.

Sob as visões do Venerável Mestre das comunicações de mídia, The Merit Times mais uma vez recebeu ampla aclamação. Em junho, tornou-se o primeiro parceiro de mídia em chinês da Media Carrier, uma empresa internacional de mídia digital. Como resultado, este jornal budista pode ser lido em 1.200 hotéis, 20 companhias aéreas e passageiros de cruzeiros em todo o mundo por meio de sua plataforma de leitura. No início de setembro, The Merit Times foi disponibilizado para download em mais de 120 países no PressReader, a maior plataforma de jornais e revistas do mundo.

Em 16 de maio, ao comemorar o 55º aniversário da fundação de Fo Guang Shan e o 10º aniversário do Museu do Buda, o Museu do Buda apresentou a “Rota da Seda Marítima Budista – Exposição de Arte de Nova Mídia”, que é a primeira apresentação completa do mundo de a Rota da Seda Marítima Budista. É uma representação visual da pesquisa ao longo da vida do estudioso budista internacional Dr. Lewis R. Lancaster e da valiosa preservação da história e cultura budistas. No Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, o Museu Nacional de História colaborou na curadoria da exposição “The Earthly Pond: Artwork of Lotus by Chang Dai-chien and Other Artists”, exibindo mais de 70 pinturas de lótus de artistas famosos ao longo do século passado. Os dois tesouros “Ink Lotus” e “Lotus” estavam em exibição, que foram dados ao Venerável Mestre Hsing Yun por Chang Dai-chien, e isso é uma testemunha da amizade entre eles.

Para promover o conceito de intercâmbio cultural do Venerável Mestre, o Museu do Buda renovou sua amizade com o Museu Nacional de História e estabeleceu uma relação de cooperação com o Museu Nacional de Pré-história e Cultura de Taiwan pela primeira vez; no final do ano, o plano de cinco anos com a Associação de Intercâmbio de Relíquias Culturais Chinesas na China continental relançará a importante exposição “Long Roads Together: The Human History of the Ancient Tea Horse Road”.

Em novembro, o Museu do Buda realizou a “Feira Internacional do Livro Fo Guang Shan Buddha Museum: Never Stop Caring”, doando 18.000 livros para escolas em áreas rurais por todo Taiwan, também doando 300 conjuntos da Enciclopédia de Artes Budistas para as principais bibliotecas para suas coleções. Ao mesmo tempo, uma Biblioteca Móvel foi doada para a ilha do condado de Lienchiang.

O cultivo de talentos monásticos começou desde a fundação de Fo Guang Shan. Em 2021, a Universidade FGS Tsung-lin realizou sua primeira cerimónia de formatura conjunta online nos seus 57 anos de história. Centenas de graduados monásticos e leigos de faculdades budistas na Malásia, Índia e Hong Kong iniciaram o caminho da propagação do budismo humanista com a bênção de 3.000 testemunhas.

Além disso, um programa do Online Buddhist College foi especialmente desenvolvido para jovens estrangeiros que partilham o interesse de estudar e aprender o Dharma. O programa matriculou mais de 220 alunos de 15 países e regiões em apenas dois semestres, incluindo mais de 90 mestrados e doutorados. titulares. Surgiu uma tendência na qual jovens conhecedores estudam o budismo.

Em maio, o Instituto de Estudos Budistas Fo Guang Shan Malásia Dong Zen ofereceu um curso de budismo on-line em indonésio pela primeira vez num contexto transnacional e inter-regional, com mais de 250 jovens estudantes indonésios participando em dois lotes. Esperançosamente, a Indonésia terá mais pessoas talentosas para propagar o Budismo Humanista enquanto também assume a missão de desenvolver o Budismo Indonésio.

Em outubro, Fo Guang Shan realizou a Cerimónia de Preceitos de Dez Mil Budas Sramanera de Fo Guang Shan 2021, na qual 41 jovens de Taiwan, Hong Kong, China Continental, Malásia, Japão e Nova Zelândia foram tonsurados sob o Venerável Mestre Hsing Yun. Com a adição de novos eminentes e virtuosos sob o trono do Rei do Dharma, todos os budas, bodhisattvas e seres celestiais e humanos igualmente se regozijaram!

“O estabelecimento de universidades não é apenas para o budismo, mas para toda a humanidade. Esta é a nossa responsabilidade para com o mundo.” O coração compassivo e os votos do Venerável Mestre são assim revelados em toda a sua extensão. De acordo com a filosofia do Venerável Mestre de construir universidades, o Consórcio Universitário Internacional Cinco-em-Um Fo Guang Shan, sob a liderança do Presidente Yang Chaur-shin, assumiu a missão de beneficiar a sociedade.

A Universidade de Nanhua, sob a liderança do presidente Lin Tsung-ming, foi listada na “Classificação de Impacto Universitário” do Times Higher Education e ficou em quinto lugar nas “Melhores Universidades Budistas de 2021” pela UniRank, Austrália. No 2021 UI GreenMetric World University Ranking, a Universidade de Nanhua ficou em 64º lugar, o melhor recorde nos últimos seis anos.

A FGU lançou a política de “Seleção de Cursos em vez de Departamentos” para todo o campus. Seu Departamento de Saúde e Ciência Vegetariana Criativa, o único do género em todo o mundo, também recebeu muita atenção. Em agosto, Jow-Fei Ho assumiu a presidência e organizou uma série de palestras sobre o espírito olímpico, convidando os atletas olímpicos a compartilhar suas experiências.

A partir de junho, Denise Kirkpatrick, a nova presidente do Nan Tien Institute na Austrália, co-organizou a série de webinares Budismo no Mar das Ilhas com a Deakin University em Melbourne e a Western Sydney University, explorando a história do desenvolvimento do budismo na Oceania .

Em novembro, uma cerimónia foi realizada na Universidade do Oeste, nos Estados Unidos, para transplantar uma árvore bodhi do local de iluminação do Buda. Walpola Piyananda, abade do Dharma Vijaya Buddhist Vihara, e Dr. Minh-Hoa Ta, presidente da Universidade, testemunharam este momento histórico.

O Guang Ming College (GMC), nas Filipinas, adicionou uma equipa de basquetebol masculino e um departamento de ciências do desporto. O seu presidente Michael Lim Tan convidou Bo Perasol, o treinador vencedor do campeonato do Torneio Internacional de Basquete Universitário BLIA Cup 2019, para se juntar ao departamento. A artista nacional Alice Reyes também atua como consultora do departamento de arte da faculdade. O Salão dos Três Atos da Bondade no canteiro de obras do Guang Ming College em Tagaytay está quase concluído, e o público está muito feliz.

O Centro para o Estudo do Budismo Humanístico, estabelecido em conjunto pela Universidade Chinesa de Hong Kong, Universidade Hang Seng de Hong Kong, University Malaya e Fo Guang Shan, realizou respectivamente o “Certificate Program in Management Culture of Humanistic Buddhism” e organizou uma série de atividades sobre o estudo do Budismo Humanista. Assim como o Venerável Mestre Hsing Yun diz: “Por meio de nossa colaboração, esperamos elevar os estudos budistas a alturas ainda maiores, o que é significativo”.

As Dez Palestras sobre Budismo Humanista, elaboradas pelo Instituto Fo Guang Shan de Budismo Humanista, também iniciaram diálogos entre estudiosos e monges desde março. O 8º Simpósio sobre Budismo Humanista mudou-se pela primeira vez para o Instituto Nan Tien na Austrália, onde 23 académicos e especialistas de 6 países participaram de um fórum online em inglês sobre o tema “Resposta Budista Humanista às Crises Modernas”.

Como defensor do desporto ao longo da vida, o Venerável Mestre criou a Associação Desportiva dos Três Atos da Bondade, apoiando as equipes desportivas de Fo Guang Shan. Ele diz: “Espero que o budismo esteja envolvido no desporto. Isso honrará o budismo.” Em termos de desempenho desportivo no ano passado, a equipa de basquetebol feminino da FGU terminou em terceiro lugar por dois anos consecutivos na liga universitária da UBA; duas jogadoras foram escolhidas para a seleção nacional de treino para a Copa do Mundo de Basquetebol Feminino Sub-19. Entre as equipas de beisebol da Pumen High School e da Universidade de Nanhua, quase 20 jogadores surgiram no draft da CPBL (Liga de Beisebol Profissional Chinesa). Da mesma forma, a equipa de futebol da Universidade de Nanhua conquistou o segundo lugar na divisão aberta do Campeonato Universitário de Futsal, o melhor da história da equipa.

Para providenciar aprendizagem on-line sistemática para os membros de Fo Guang Shan, os templos na América do Norte iniciaram os Cursos de Budismo Humanistico da FGS North America. A América do Sul lançou os “Cursos de Palestras da América do Sul”. O Templo Nan Hua na África também realizou palestras “Cultivar o Campo da Mente”, enquanto o Templo Nan Tien na Austrália organizou “Nan Tien Cloud Classes”. Esses cursos concretizaram a filosofia do Venerável Mestre de que “um mosteiro é uma escola e o seu abade, o diretor”.

Em setembro, a Associação Internacional da Luz do Buda (BLIA) realizou seu primeiro Exame Budista Online Global em 58 países e regiões. Quase 40.000 pessoas fizeram o exame em oito idiomas. Os templos estavam ativamente engajados em cursos de estudo pré-teste.

O Venerável Mestre costuma dizer: “Um templo é o posto de gasolina da vida”. Em outubro, boas notícias chegaram que o Templo de San Bao em San Francisco passou com sucesso na audiência pública sobre a sua reconstrução, que expandirá os seus serviços para o público no futuro.

O budismo valoriza a presença da juventude. O Venerável Mestre disse uma vez: “A juventude é a esperança do budismo!” Nos últimos 11 anos, cerca de 2 milhões de estudantes de mais de 1.000 escolas beneficiaram do Prémio Escola de Três Atos de Bondade, apoiado pelo Venerável Mestre Hsing Yun Public Education Trust Fund. O projeto de fomento de talentos Seeds of Hope, estabelecido há seis anos, forneceu uma maneira para estudantes carentes de áreas remotas adquirirem educação e, assim, transformarem vidas.

Em março, a BLIA estabeleceu as Escolas Seeds of Hope baseadas em templos de filiais. Em abril, Fo Guang Shan Singapura sediou o “13º Concurso de Caligrafia com Caneta Weide Zhihai” com quase 8.000 inscrições de estudantes. Em maio, Fo Guang Shan North Island da Nova Zelândia lançou o “3G4G Cultural Sharing Festival” com cerca de 8.000 professores, alunos e pais participando do ensino interativo. O 516 BLIA Scouts Brasil foi convidado para o Conselho Espiritual da União dos Escoteiros Brasileiros- Equipa Budista para desenvolver conjuntamente um currículo budista, marcando um marco da propagação do Budismo Humanista no Brasil. Em junho, foi realizada a primeira “Cúpula da Juventude Fo Guang Shan”, com cerca de 1.000 jovens budistas de 24 países e regiões discutindo o tema “Fé e Legado”. Em agosto, o Dharma Hall do Sutra Repository organizou a Série de Palestras de Dharma Online para Jovens, convidando jovens palestrantes profissionais para compartilhar suas experiências empreendedoras. Em outubro, a Associação de Voluntários lançou a Série de Palestras de Dharma Online para Jovens para melhorar a qualidade da educação budista e também organizou uma série de treinamento de voluntários online para melhorar a qualidade dos voluntários.

O ano passado marcou o 30º aniversário da fundação da sede da BLIA Chunghua. A Festa da Música do 30º Aniversário da BLIA foi realizada em fevereiro no National Dr. Sun Yat-sen Memorial Hall em Taipei, comemorando a propagação do Dharma ao longo da vida do Venerável Mestre através de canções e música. A Conferência Geral da Sede Mundial da BLIA 2020, adiada para outubro devido à pandemia, foi realizada online com mais de 20.000 participantes. O tema da conferência “Sabedoria & Inovação” serve como força motriz e diretriz para o crescimento e desenvolvimento da associação. O evento aconteceu no segundo andar do Cloud Dwelling Building de Fo Guang Shan, com doze grandes monitores exibindo a reunião dos membros da BLIA dos cinco continentes. A conferência foi apoiada por mais de 100 engenheiros de TI em casa e no exterior, bem como 50 membros que prestam serviços de interpretação simultânea em oito idiomas, nomeadamente chinês, inglês, japonês, francês, português, espanhol, coreano e cantonês.

Devido às mudanças climáticas extremas e o seu impacto no meio ambiente, Fo Guang Shan estabeleceu a iPure Green Foundation em março. Para aumentar a consciência pública sobre questões ambientais, a Fundação organizou o evento global VEGRUN. Além disso, co-organizou o T-Earth Tree Planting Project e o Vege Plan A Project com a BLIA. Jens Niesen, presidente da World Climate Foundation, foi convidado a participar da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26) em outubro, dizendo que o conceito budista de “coexistência e igualdade” é um tema que deve ser levado a sério em todo o mundo.

No ano passado, a Cardinal Shan Foundation e Fo Guang Shan co-organizaram o “Live Out Love, It’s Good to Have You!” evento de bênção online inter-religiosa, bem como a caminhada The Way of Liv’in Love para orar pela erradicação precoce da pandemia.

O Sr. Wang Chin-ping, presidente fundador da Federação Chunghua de Associações Religiosas Tradicionais, organizou o evento “Quando Buda Encontra os Deuses” por seis anos consecutivos durante seu mandato, criando um recorde mundial. Em outubro, ele foi nomeado Presidente Honorário na Eleição de Diretor da Conferência Geral. Sucedendo como o terceiro presidente, continuarei a trabalhar com nossos membros para promover a harmonia religiosa e a paz mundial.

Para promover os intercâmbios inter-religiosos na região, Fo Guang Shan Malásia foi nomeado pelo Ministério da Unidade Nacional como membro da primeira Comissão Inter-religiosa da Malásia em março. Em resposta à Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa das Nações Unidas, o Templo Budista Fo Guang Shan de Nova York foi convidado a sediar um fórum online com representantes do budismo, hinduísmo, islamismo e judaísmo de 11 países e regiões. Na Conferência Geral da União Budista Europeia (EBU), Fo Guang Shan Europe foi aprovado por unanimidade como membro da EBU para promover conjuntamente vários projetos budistas da União Europeia.

Em março, a “Associação Unida do Budismo Humanista, Chunghua” credenciou 34 mosteiros como escritórios de serviço da Associação para trabalharem juntos na promoção do budismo humanista. Em dezembro, co-organizou o Seminário Online de Desenvolvimento do Budismo Humanistico 2021 com a Associação Budista com a China pela primeira vez, onde mais de 500 monges discutiram “Novas Tendências na Propagação do Dharma na Era Pós-Pandemia”, demonstrando a unidade das comunidades budistas através do Estreito.

O Venerável Mestre recebeu o “15º Prémio de Compaixão” da China Global pela sua propagação vitalícia do Budismo Humanista. “Uma Oração pela Paz Mundial” recitada por ele foi tocada durante a cerimónia, que foi transmitida em redes de televisão em Pequim, Hong Kong e Taipei, incluindo a Phoenix TV. Em 20 de maio, o Venerável Mestre Hsing Yun Public Education Trust Fund, em parceria com a Administração Geral da Aviação Civil da China, organizou um evento flash mob “Barrier-Free Love” no Aeroporto Daxing de Pequim em homenagem ao Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade. Este evento foi filmado simultaneamente em 10 cidades ao redor do mundo para expressar o nosso cuidado com as pessoas desfavorecidas em todo o mundo. O Venerável Mestre disse uma vez: “Podemos não ter nada, mas não se pode ficar sem compaixão”. Os membros do Fo Guang devem defender a compaixão e a bondade amorosa para difundir o budismo humanista nos cinco continentes.

No próximo ano novo, em nome do mosteiro, gostaria de expressar a nossa gratidão mais uma vez aos nossos protetores e amigos globais do Dharma pelo seu apoio e participação contínuos em várias propagações do Dharma Fo Guang Shan. À medida que a pandemia continua, que todos nós pratiquemos os Três Atos de Bondade defendidos pelo Venerável Mestre – Faça Boas Ações, Fale Boas Palavras e Pense Bons Pensamentos. Juntos, que possamos crescer na fé, superar desafios e criar felicidade e paz como um. Bênçãos a todos vocês!

Hsin Bau
Abade-Chefe
Presidente, Conselho de Administração de Fo Guang
Dia de Ano Novo, 2022

Fonte: Merit Times

https://www.merit-times.com/NewsPage.aspx?unid=707510