Guia de Meditação, parte 2 – Ven. Mestre Miao Tan

I.               Introdução

Olá, na sessão passada, partilhei uma breve introdução no Guia da Meditação, e hoje, gostaria de vos preparar para como conduzir uma meditação bem sucedida.

Um antigo ditado diz: “São necessárias boas ferramentas para a execução bem sucedida de um trabalho.” Da mesma forma, se um praticante se quer sentar pacifica, confortavelmente e sem preocupação, é necessário preparar-se bem antes.

II.              Antes da Meditação

É importante saber preparar-se antes de praticar meditação

Por isso, quando estiver pronto para começar a sua meditação, certifique-se primeiro de que estão num ambiente confortável. O local deve estar devidamente iluminado, arejado com temperatura moderada e longe de ruído e perturbações.

Em seguida, componham a almofada. Usem uma toalha para cobrir os joelhos. Se o tempo estiver frio, cubram a cabeça enquanto estiverem sentados.

Estes pontos essenciais antes da meditação ajudam a prestar atenção ao corpo.

Em seguida, quando estiverem prontos para começar a meditação, há sete pontos de postura de meditação que são importantes porque definem a intenção para a sua prática da mesma.

III.            Sete pontos da postura de Vairocana

1. Pernas dobradas.

Pernas dobradas ou cruzadas refere-se a uma posição de lótus ou meia lótus. Em lótus, ambos os pés estão nas coxas opostas, enquanto que em meia lótus um pé está na coxa oposta e o outro pé está debaixo da perna oposta.

Seja sentado em lótus ou meio lótus, deve sentir-se estável e confortável. Se não se estiver dormente ou com dor na postura de lótus, pode-se sentar por muito tempo sem cansaço, assim podemos desenvolver a venerável forma de “sentar-se como um sino”.

Mesmo que seja difícil, sentem-se o tempo que for confortável, relaxando quando necessário. No entanto, se for muito difícil, não o forcem. O tempo de meditação não deve ser muito longo; cerca de 20 minutos por sessão ou até que a mente esteja pacífica. Lentamente, podemos treinar para estar sentado por um período mais longo.

2. Coluna erecta.

A coluna suporta a parte superior do corpo da cabeça para o cóccix. Quando a coluna está erecta, os sistemas nervosos e vasculares estão rectos e a energia flui facilmente.

Quando o corpo e a mente se sentem agradáveis e confortáveis é fácil estar sentado por muito tempo.

Se a cintura estiver dobrada e as costas curvadas, os órgãos internos estão sob pressão levando a que a energia interna e o fluxo sanguíneo estejam bloqueados, deixando a mente a correr ou enfadonha e sonolenta. Além disso, notem por favor, que não devem desperdiçar muito esforço para endireitar a coluna vertebral ou o corpo, pois tornar-se-á tenso e rígido e a meditação será ineficaz. O caminho correto é o caminho do meio entre muito descontraído e muito tenso.

3. Mãos no Selo de Meditação.

Os braços estão naturalmente relaxados e pendurados, mão esquerda no topo da direita com as palmas das mãos para cima. As pontas do polegar tocam-se ligeiramente, formando uma elipse. Descanse suavemente as mãos no colo com os cotovelos um pouco afastados do corpo. Como as mãos estão unidas, a energia pode fluir livremente, tornando-se uma postura estável e uma mente pacífica.

4. Ombros e peito rectos.

Quando o corpo estiver na vertical, endireitar o peito e largar os ombros. Relaxar os músculos do ombro, inclinando-se nem para a esquerda nem para a direita. Se estivermos dobrados ou corcunda, os ombros tendem a inclinar-se para a frente, apertando o peito. Se estivermos tensos, empurrando o peito muito para a frente, será difícil respirar uniformemente e a mente não estará pacífica.

5. Cabeça vertical, enfiada no queixo.

Endireitar o pescoço e encaixar suavemente a mandíbula, para ajudar a desenvolver uma respiração profunda e longa. Também ajudará a energia a fluir facilmente.

6. Língua apoiada no paladar.

Fechar suavemente os lábios e deixar a língua tocar ligeiramente no palato superior atrás dos dentes superiores. Os nervos da língua são extremamente sensíveis, por isso não usem força.

Se a saliva for produzida, basta engolir, pois é boa para a digestão e promove uma boa saúde. É muito benéfico manter sempre a língua nesta posição.

7. Olhos ligeiramente fechados ou ligeiramente abertos.

Os olhos são o primeiro dos seis sentidos e a fonte da mente. São facilmente afectados pelo ambiente externo, o que, por sua vez, perturba a clareza e a paz da mente. Portanto, não abra completamente os olhos. Mas, com os olhos fechados, é fácil cair em estados enfadonhos e delusivos, por isso abra-os um pouco. Direcionem o olhar ao longo do nariz para o espaço à frente e mantenham os olhos quietos.

Se os olhos se sentirem cansados, devemos fechá-los para descansar um pouco. Reabra-os quando se sentirem confortáveis. Alguns meditadores mantêm os olhos fechados enquanto meditam. Isto é bom, desde que não nos sintamos aborrecidos, sonolentos ou com pensamentos errantes.

Estes são os 7 pontos importantes na prática da meditação. É uma prática antiga de todas as seitas e escolas do budismo e é usada em todos os métodos de meditação e treino energético.

IV.            Posição sentada incorreta

Quando praticamos meditação, devemos evitar estas posturas incorretas como:

Cabeça inclinada, rosto torto, inclinado para cima ou para baixo, cintura dobrada, costas encurvadas, corpo todo torto, costas encostadas na parede e pernas penduradas. Portanto, é importante verificar estas poucas posturas antes da meditação.

Uma imagem contendo colar, atletismo

Descrição gerada automaticamente

V.             Antes da Meditação

Podemos fazer yoga ou algum exercício de alongamento do corpo, quando estiverem prontos para meditação sentada, desapertar o cinto se tiverem um, retirar as joias, relógio ou pulseira, isto permitirá que o sangue circule livremente e o corpo fique confortável. Cubra os joelhos com toalhas particularmente no tempo frio.

Se o corpo está cansado e stressado, ou emoções negativas, toxinas excessivas se acumulam no corpo, é benéfico respirar fundo e exalar todo o ar impuro antes de sentar em meditação. Ter uma dieta leve antes da meditação, também ajudará o seu corpo e mente a alcançar um estado descontraído a um ritmo mais rápido.

Existem três práticas básicas de meditação que ajudarão a alcançar uma mente calma e relaxante: Meditação de Relaxamento, Meditação de Contagem de Respiração e Meditação de Observação da Respiração são as principais práticas.

VI. Depois da Meditação

Muitos principiantes ignoram o alongamento antes de se sentarem. Isto dificulta o progresso e impede o sucesso. Outros negligenciam o exercício após a meditação, o que resulta em desconforto físico em meditações futuras. Por isso, é necessário esticar os músculos antes de se sentar e também é necessário exercitar-se depois, de modo a ajudar o corpo a voltar ao seu estado normal de atividade.

VII. dez Benefícios da Meditação

Se tivermos uma prática de meditação correta e diligente, beneficiaremos de:

  1. A doença física será curada.
  2. A vida será prolongada.
  3. A saúde física irá melhorar.
  4. Desfrutaremos de paz e tranquilidade.
  5. O nosso coração será alegre.
  6. Sentiremos amor e compaixão pela humanidade e o coração estará feliz e em paz.
  7. Superaremos as aflições e ansiedades da vida.
  8. Irermos gradualmente eliminar obstruções kármicas passadas do corpo, da fala e da mente.
  9. Despertaremos da crença no bem e no mal. No estado despertado não há pensamento nem ausência de pensamento. Doravante, uma pessoa nunca mais se perderá, confundirá ou iludir-se-á ou procurará satisfação externa.
  10. Alcançaremos o caminho de Buddha e alcançaremos a perfeita sabedoria, conhecimento, bondade e compaixão.

VIII. Essência da Meditação

A essência da meditação é a consciência de que sabe o que está a fazer, a pensar e a sentir. Percebendo a mente sem desejo, tornamo-nos um espírito livre. Meditação é aprender a aceitar continuamente o bem e o mal em nós mesmos e outras pessoas.

XI. Conclusão

Para principiantes, é importante preparar-se, atendendo a estes poucos pontos antes de cada sessão. Se cada um for feito corretamente, pode-se progredir, alcançando a paz, o conforto e a alegria da meditação.

Buddha disse uma vez: “Meditação sentada pode nos fazer sentir os presentes da Alegria.” Os chamados presentes de alegria, que são uma espécie de alegria maravilhosa do coração silencioso, e podem ser alcançados por prática diligente.

Espero que com estas orientações vos ajudem a alcançar a paz física e mental e um estado de atenção plena. Obrigado.

Venerável Mestre Miao Tan, Templo Fo Guang Shan Hsingma, Malásia

Tradução para português: Eduardo Patriarca