CAPÍTULO DA ILUMINAÇÃO DE BODHISATTVA MAHASTHAMAPRAPTA ATRAVÉS DA RECITAÇÃO DO NOME DE BUDA (extraído do Sutra Shuragama)

Estavam o príncipe do Dharma, Bodhisattva Mahasthamaprapta e a sua congregação de cinquenta e dois bodhisattvas, quando este se levantou do seu assento e se prostrou com a sua cabeça aos pés do Buda, e disse ao Buda;

Eu lembro-me que no passado, muito antes de numerosas kalpas, tantas quanto as areias do Ganges, houve um Buda chamado Luz Infinita que apareceu no mundo. Nesse mesmo kalpa existiram doze Tathagatas sucessivos, o último Buda foi chamado Superando Luz do Sol e Lua. Esse Buda ensinou-me o samadhi da recitação do nome do Buda.

Suponha que houvesse uma pessoa que se lembra sempre de outra pessoa, mas a outra pessoa de quem ela se lembra esqueceu-se completamente dela. Assim, essas duas pessoas mesmo que se encontrassem ou se vissem umas às outras, seria como se não se tivessem encontrado ou visto. Se essas duas pessoas se lembram uma da outra, e que sejam profundas, se assim for, estarão juntas e inseparáveis como uma pessoa e a sua sombra vida após vida, nunca estarão em desacordo.

Todos os Tathagatas das dez direções por compaixão e atentos aos seres sencientes, estão atentos a eles como as mães se lembram dos seus filhos. Se os seus filhos fugissem, de que servem as considerações das mães?  Se os filhos se lembram das suas mães da mesma forma que as mães se lembram dos filhos, então, vida após vida, as mães e os filhos não estarão distantes.

Se as mentes dos seres sencientes se lembrarem de Buda e recitarem o nome do Buda, certamente verão o Buda agora ou no futuro, e não estarão longe do Buda. E as suas mentes despertarão por si mesmas, sem a ajuda de expedientes. Assim, quando uma pessoa coloca o perfume no corpo, o corpo terá esse aroma. Este é a chamada fragrância solene de luz.

Quando estava no terreno causal, alcancei a Paciência da Vacuidade pela recitação do nome do Buda com a mente concentrada. Atualmente estou neste mundo, reunindo as pessoas que recitam o nome do Buda para retornar para a Terra Pura. O Buda perguntou-me sobre como atingir a Iluminação, eu não escolheria nada além de reunir todos os seis órgãos de sentidos, recitando, concentrado, o nome do Buda sucessivamente, com a mente pura, assim alcançaria a samadhi, este é o método principal.

Tradução de Elisa Chuang