4 de Março – CAUSAS E CONDIÇÕES INFINITAS 

Quanto valor terá a folha de um vegetal? Uma pessoa comum dirá que custará uns quantos dólares, mas um sábio saberá estimá-la por si pois foi um produto que nasceu de causas e condições infinitas. Todos os aspetos da vida, desde as dificuldades até à prosperidade, têm causas e condições numerosas. Antes que nos queixemos dos nossos resultados, devemos refletir sobre as nossas causas e condições do passado. 

Estimar as nossas bênções poderá ser equiparado ao amor e ao carinho que nutrimos por um pedaço de terreno. Também impede que os três venenos – ganância, aversão, e ignorância – sufoquem as sementes que plantámos. Neste sentido, formar conexões kármicas positivas corresponde a um abraçar dos méritos da brisa da Primavera, da chuva abundante, e da humidade, fazendo com que o campo da nossa mente floresça e traga os seus frutos. 

Estimar as nossas bênções já é por si um cultivo amoroso dos nossos terrenos para a virtude, enquanto que formação de afinidades com os outros nutrirá condições futuras. 

Enquanto que a rosa alimenta-se da vaidade durante um instante de beleza, a pinha humilde preserva a sua glória contra o teste do tempo. Na vida devemos ser como a pinha, aprendendo a transformar os desafios e adversidades do ambiente no calor aconchegante do sol e na frescura de uma brisa. 

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun