20 de Setembro – BIOGRAFIA DE GAO ZU 

Durante o banquete que decorria no interior do Palácio Yangnan, o Imperador Gaozu de Han disse, “Meus duques e generais, eu sei que nenhum de vocês se atreve a esconder-me os vossos pensamentos, e que vocês dizem sempre a verdade. Por isso digam-me por que razão ganhei a guerra, e porque Xiang Yu saiu derrotado?”

Gao Qi e Wang Ling responderam, “Meu senhor, você é orgulhoso e insulta as pessoas, enquanto que Xiang Yu era benevolente e amável com elas. Contudo, após conquistar as cidades e pilhar as terras, você oferece aos seus guerreiros as suas devidas recompensas e partilha os lucros com os seus súbditos. Xiang Yu, por outro lado, inveja os homens eminentes e tem ciúmes dos que são capazes. Como tal, ele sabota aqueles que são de mérito e suspeita daqueles que têm reputação. Quando saía vitorioso, abstinha-se de reconhecer os méritos e continuava a conquistar as terras para o seu proveito. Por esta razão, ele perdeu.”

O Imperador Gaozu retorquiu depois, “Vocês apenas veem uma parte, não o cenário inteiro. Quando a planear uma estratégia desde o interior de uma tenda para que se possa ganhar uma batalha que está a milhares de quilómetros de distância, eu não me posso comparar a Zi Fang. No que diz respeito à proteção do reino, à pacificação do povo, a recompensar o exército, e a preservar os recursos alimentares, nem me aproximo da figura de Xiao He. Para criar um exército aliado com um milhão de guerreiros que sai sempre vitorioso nas suas conquistas, não me comparo a Han Xin. Os que acabei de mencionar são todos heróis, mas eu sou capaz de os comandar. Por esta razão, eu conquistei o mundo. E por outro lado, apesar de Xiang Yu ter Fan Zheng, ele não conseguiu comandá-lo. É por isso que ele se tornou no meu prisioneiro.”

— retirado de Registo do Grande Historiador 

Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun