Zou Ji era um homem bem parecido e de porte elegante. Quando ouviu dizer que o Senhor Xu do Norte também era um homem bem parecido, ele perguntou em diversas ocasiões à sua mulher, à sua concubina e aos seus hóspedes, “qual dos dois seria o mais bem parecido?”
Todos eles responderam, “O Senhor Xu não é tão bem parecido como você!”
No próximo dia, quando o Senhor Xu apareceu de visita, Zou Ji esteve particularmente atento e escrutinou bem a questão, finalmente admitindo que ele não era tão bem parecido como o Senhor Xu.
Nessa tarde, ele pensou para si mesmo, “A minha mulher disse que eu era bem parecido porque ela é tendenciosa em relação a mim. A minha concubina disse que eu era bem parecido porque ela tem medo de mim. E os meus hóspedes disseram que eu era bem parecido porque queriam pedir-me um favor!”
Devido a este incidente, Zou Ji fez rumo à corte imperial e dirigiu-se ao rei Wei de Qi em tom de protesto. Zou Ji disse, “O Estado de Qi tem um território que se alastra por mais de mil li**, e é composto por cento e vinte cidades. Não há concubina ou servo de Sua Majestade que não seja tendencioso em relação a si. Não há nenhum oficial que não tenha medo de si. E não há nenhum súbdito dentro do Estado de Qi que não tenha um favor para lhe pedir. Como Sua Majestade pode ver, existe muita verdade que lhe está a ser ocultada!”
Dito isto, o rei Wei emitiu um decreto oficial, “Todos aqueles que conseguirem apontar os meus defeitos pessoalmente receberão a maior das recompensas. Todos aqueles que me conseguirem aconselhar por escrito receberão recompensas moderadas. E daqueles que eu receber notícia que expuseram as suas queixas em público receberão uma recompensa menor.”
Pouco tempo depois do decreto ter sido anunciado ao público, as pessoas invadiram a corte imperial, enchendo-a de tal maneira que parecia agora um mercado lotado. Houve oficiais que fizeram filas tanto dentro como fora das muralhas da cidade. Só até ter passado um ano é que se viu o número de pessoas a diminuir.
Após ouvir estas notícias, os Estados vizinhos de Yan, Zhao, Han, e Wei vieram prestar homenagem ao rei Wei. E foi assim que a guerra foi vencida sem que se fizesse uso da força militar.
Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun