O Imperador Wu da Dinastia Liang perguntou ao Mestre Baozhi, “Como é que nos devemos cultivar para garantir o renascimento eterno como um ser humano? ”
O Mestre Baozhi respondeu, “Este monge humilde tem uma receita cujos ingredientes podem ser adquiridos na Montanha dos Cinco Agregados:
1 coração inteiro sem raiva
2 taéis de alegria constante
3 centímetros de prática compassiva
4 cabos da raiz da paciência
5 litros de uma natureza sábia
6 mililitros de uma mente zelosa
7 grânulos de aliviadores de aflição
8 partes de companhia virtuosa
Usando a lâmina da inteligência, afie rente à bigorna da igualdade. Elimine as raízes da discriminação entre o eu e o outro. Coloque os ingredientes no morteiro da não-obstrução e golpeie mil vez com um pilão de diamante. Tome um comprimido de paramitas diariamente com a água das oito virtudes. Desta forma, poderá garantir instantaneamente o renascimento eterno como um ser humano.
Cumpra as restrições dietéticas enquanto toma a medicação. Falar pouco é a joia mais importante, enquanto que a paciência é um tesouro incalculável; não fale dos defeitos dos outros pois isso só trará o dano para si mesmo. Insultar os outros resultará na sua própria ofensa. Odiar os outros apenas fará com que você seja odiado; tal como a madeira no fogo, aquilo que arderá será você.”
O Imperador Wu ainda perguntou, “Como é que podemos alcançar a Iluminação?
Aprenda acerca da impermanência, perceba a grande verdade, respeite a joia tripla, e acompanhe as coisas desde o início até ao seu fim. Pratique tudo o que é puro e pare de fazer tudo o que seja impuro. Permita que você esteja errado e os outros estejam certos; pratique a igualdade sem a distinção entre o eu e o outro. Não prejudique os outros ou persiga a sua gratificação pessoal. Elimine a ganância e a raiva, e seja sempre alegre. O Buda que cada um procura, será o Buda em que cada um se tornará,” assim respondeu o Mestre Baozhi.
Audio do livro 365 Dias para o Viajante, do Ven. Mestre Hsing Yun.