Ver o Buda – um ebook

Foi há mais de dois mil anos que Buda entrou no parinirvana. Cada vez que penso que é uma pena não sermos capazes de ver o Buda pessoalmente, lembro-me deste versículo que descreve apropriadamente os meus sentimentos:

Quando o Buda estava vivo, eu estava imerso na depravação.

Depois que o Buda entrou no parinirvana, aqui estou eu. A lamentar os meus muitos obstáculos kármicos, não vejo o corpo de ouro do Tathagata.

Na verdade, existem muitos níveis para ver o Buda. Podemos ver o Buda através de estátuas e desenhos, pessoalmente ou através dos seus ensinamentos. Este livrinho abordará 1) As Imagens sagradas do Buda, 2) O seu aspeto pessoal e 3) O Dharmakaya do Buda. Assim, espero que o leitor tenha uma melhor compreensão do grande professor, o Buda.

Quando aprendemos sobre o Buda, só podemos imaginar como ele era quando estava vivo por meio de estátuas e pinturas. Ao longo dos anos, as pessoas retrataram o Buda de várias formas. Alguns esculpiram imagens do Buda em madeira ou pedra, outros esculpiram em metal e ainda há outros que preferiram o uso de papel e tinta. Não apenas os materiais usados são diferentes, mas também há muitas variações nas poses. Às vezes, o Buda é retratado na posição sentada, outras vezes em pé ou reclinado. Independentemente do material usado ou da pose retratada, geralmente podemos sentir a sua compaixão, magnanimidade e grandeza.

Porque algumas estátuas de Buda estão sentadas, enquanto outras estão de pé? 

Na verdade, cada postura simboliza um aspeto diferente do Buda. Em alguns casos, o Buda é retratado sentado na posição de lótus, com as mãos colocadas sobre o colo, em concentração meditativa. Isso simboliza a sua iluminação. O Buda alcançou a iluminação por praticar por um longo período de tempo – meditando, contemplando e conhecendo-se a si mesmo. Noutras ocasiões, vemos o Buda retratado numa posição sentada com a mão esquerda no colo enquanto levanta a mão direita, ensina o Dharma. Isso simboliza que o Buda cultiva a iluminação não apenas para si mesmo, mas também para o bem dos outros. Depois de alcançar a iluminação, o Buda começou a ensinar a verdade a todos os seres sencientes, ajudando-nos a livrar-nos das nossas ilusões.

Podes fazer o download do PDF aqui…