O objetivo da BLIA pelo Ven. Mestre Hsing Yun

O objetivo de uma organização é sua própria alma. Uma organização sem objetivo é como um barco sem bússola. Ele pode começar a cruzar o oceano, mas logo se tornará irremediavelmente perdido. Uma meta dá-nos direção e dá-nos nosso futuro. Todos os membros da BLIA devem ter como objetivo a disposição de se organizar e trabalhar juntos para que possamos atualizar e cumprir integralmente todos os princípios orientadores da BLIA. Nas próximas quatro seções, discutirei os quatro objetivos principais do BLIA.

Defensor do Budismo Humanista

Nos últimos anos, o budismo experimentou um grande crescimento. Mais e mais pessoas tornam-se budistas. Todos nós devemos ficar contentes com essa tendência e, ao mesmo tempo, devemos reconhecer que parte do Budismo que está se espalha pelo mundo afastou-se muito dos ensinamentos originais do Buda Shakyamuni.

Este tipo de budismo não conseguirá dar às pessoas os meios para escapar totalmente dos sofrimentos deste mundo. Por exemplo, algumas pessoas passam muito tempo a ler tratados budistas obscuros, enquanto negligenciam completamente a tarefa muito mais importante de realmente praticar o que lêem. Outras pessoas adotam as formas externas do budismo – elas tornam-se vegetarianas e frequentam os templos – mas, além disso, não fazem quase nada para levar as suas crenças para a vida diária, onde podem obter benefícios reais delas. Outros passam o tempo fechados em longos retiros, sem levar em consideração as necessidades mais amplas da sociedade. Outros ainda entregam-se às superstições de falsos mestres. Em vez de aprender verdadeiramente as verdades do Dharma, eles perdem todo o seu tempo tentando desenvolver poderes psíquicos ou a capacidade de lembrar as suas vidas passadas.

Buda não nos ensinou a ser assim. Ele ensinou um budismo humanista que deve ser vivido e praticado em nossas vidas diárias. O prático é mais valioso do que o arcano, o coletivo é mais importante do que o individual, a sociedade é mais importante do que o retiro na montanha e é mais importante ajudar os outros do que a nós mesmos.

É muito importante que os membros do BLIA percebam a centralidade e o significado profundo do que se entende por Budismo Humanista. Somente quando tivermos compreendido totalmente a importância de realmente levar o Budismo para todas as áreas das nossas vidas, estaremos completamente preparados para assumir a imensa responsabilidade de divulgar o Dharma para o bem de todos os seres sencientes.

O que está no cerne do Budismo Humanista?

A génese condicionada e a causa e efeito estão no seu cerne. Os cinco preceitos e os dez atos benéficos estão no seu cerne. As seis perfeições e os quatro meios de abranger (Catuh-samgraha-vastu) estão no seu coração.

Compaixão e equanimidade são Budismo Humanista. Os cinco veículos e o Dharma são o Budismo Humanista. Trabalho, tolerância, respeito, elogio pelos outros, ajudar os outros e esforçar-se para tornar este um mundo melhor, todos são Budismo Humanista. Espero que todos os membros do BLIA se dediquem à visão, bem como ao trabalho real, do Budismo Humanista, praticando os ideais do Budismo em todas as áreas das suas vidas.

Estabeleça uma Terra Pura neste mundo

Este mundo está cheio de trevas, por isso precisa da luz do budismo. Este mundo está cheio de turbulência, por isso precisa da paz do budismo. Este mundo está cheio de sofrimento, por isso precisa do alívio do budismo.

A Terra Pura é algo que todos nós desejamos ver.

Para alcançar a Terra Pura do Buda Amitabha, devemos contemplar o seu nome com concentração perfeita. Para alcançar a Terra Pura do Enfeite Florestal, devemos aperfeiçoar nossa prática. Diz-se que é mais fácil chegar ao Céu de Tusita, mas o Céu de Tusita ainda está dentro dos Três Reinos.

O Sutra Vimalakirti diz: “Na medida em que o coração é puro, aí reside a Terra Pura.”

Não há necessidade de abandonarmos este mundo na procura de outro. Se todos nós tentássemos juntos, poderíamos tornar esta terra tão bonita quanto uma Terra Pura. Pense nisso, em todo o universo, não existe uma Terra Pura que não tenha sido estabelecida pela força do voto de um grande bodhisattva! Se nós na BLIA realmente tivermos sucesso em viver e promover as verdades profundas do Budismo, teremos sucesso em fazer deste mundo uma Terra Pura.

Purifique as mentes das pessoas neste mundo

O mundo mudou tão rapidamente nos últimos anos que moralidades tradicionais foram colocadas em muitas cabeças. As pessoas colocam o seu próprio benefício antes dos outros, acreditam em falsidades e têm prazer em prejudicar os outros. Muitas pessoas realmente desejam a destruição e gostam de calamidades. Usam drogas que alteram a mente e entregam-se ao comando dos sentidos. Ideologias perversas surgem diariamente nas notícias e áreas inteiras do mundo perdem-se em conflitos destrutivos enquanto procuram vingança e ódio implacáveis.

O Sutra do Adorno de Flores diz: “Os Três Reinos são a mente, a miríade de fenómenos é a nossa consciência.”

As nossas mentes são algo como fábricas. Se as nossas fábricas forem boas, os produtos que elas produzem também serão bons e a sua influência na sociedade será benéfica. Se as nossas fábricas forem ruins, os produtos que elas produzem não serão bons e a sua influência na sociedade será terrível. As mentes dos seres humanos são assim. Se as nossas mentes forem boas, se estiverem cheias de bondade amorosa e compaixão, então faremos coisas boas e a nossa influência sobre outras pessoas será benéfica. Se as nossas mentes estão cheias de ganância, raiva e ignorância, entretanto, o que fizermos irá prejudicar a nós mesmos e a todos os outros com quem temos contacto. Esta é uma lei básica da vida e o reconhecimento dessa lei é o início da virtude.

Sun Yat-sen (1866-1925) disse uma vez: “A nação é um conjunto de pessoas. Uma pessoa é um vaso da mente.”

Se quisermos tornar as nossas nações fortes e os nossos povos felizes, devemos purificar as mentes e defender a moralidade deste mundo. Devemos ter atitudes adequadas em relação ao dinheiro, à poupança e às outras pessoas e devemos desenvolver convicções religiosas profundas. Além disso, devemos fazer um esforço real para melhorar a sociedade com uma atitude de compaixão, tolerância, gratidão e bondade. Essa é a maneira bodhi e essa é a única forma pela qual podemos esperar ter uma influência duradoura e positiva na história do mundo.

Dedique-se à paz mundial

A história do mundo é caracterizada por sua variedade e a sua tendência em transformar variedade em conflito.

Existem muitas raças, religiões e línguas neste planeta.

Com o desenvolvimento de armas modernas, a nossa capacidade de entrar em conflitos extremamente destrutivos uns com os outros aumentou. Ao mesmo tempo, os nossos desejos de paz também cresceram.

Agora temos movimentos de paz, proibição de armas nucleares e outras políticas destinadas a diminuir a guerra.

Estas políticas externas são importantes, mas quando tudo estiver dito e feito, elas não trarão por si mesmas uma paz duradoura a este mundo. Os conflitos mundiais são tão complexos e mutáveis ​​que mais do que meras políticas governamentais serão necessárias para acabar com eles.

Os próprios corações e mentes das pessoas devem ser mudados até que estejam mais de acordo com os Seis pontos de reverente harmonia. Somente isso trará uma paz duradoura ao mundo.

Os seis pontos de harmonia reverente são:

  1. A harmonia em vista através d partilha do mesmo entendimento.
  2. Harmonia moral através da partilha dos mesmos preceitos.
  3. Harmonia económica através da partilha de coisas
  4. Harmonia mental através da partilha
  5. Harmonia verbal através do evitar
  6. Harmonia física através do viver.

Neste mundo turbulento e difícil, temos a sorte de ter o budismo como nosso guia. O budismo protege-nos de muitos problemas e dá-nos muita paz e alegria. Enquanto apreciamos a boa sorte de sermos budistas, consideremos também a importância da unidade para que, juntos, possamos espalhar esses benefícios para ainda mais pessoas no mundo.