A música dá-nos a capacidade de expressar emoções profundas. Seja através de hinos sagrados ou de cânticos de oração, a música é capaz de elevar a mente a um estado quase sublime. Como tal, tem um significado profundo na promoção da religião.
A música tem uma função muito importante e um vasto leque de aplicações nas religiões à volta do mundo. A música é também mencionada ao longo dos textos budistas. No Sutra Amitabha diz-se que os cantos celestiais podem ser ouvidos na Terra Pura, como flores mandarava a choverem suave- mente diretamente do céu. Na Terra Pura, ouvimos sempre pássaros a criar música bela e harmoniosa.
Animadas pela brisa suave, as árvores de joias movimentam-se tocando acordes melodiosos, como se milhares de melodias suaves fossem executadas em harmonia. Aqueles que estejam presentes e ouçam a canção, refugiam-se naturalmente no Buda, no Dharma e no Sangha. Desta forma, todos os Budas e bodhisattvas são fluentes no uso da música para o ensinamento do Dharma e para guiar os seres sencientes à Iluminação.
Tradução por Eduardo Patriarca