A Joia Tríplice – um ebook

Como resposta às necessidades dos iniciantes do caminho budista, este livrinho oferece uma explicação da Joia Tríplice, explorando o significado de tomar refúgio na Joia Tríplice, também chamado o Refúgio da Joia Tríplice. O conteúdo deste livrinho serve de portal ao Budismo Humanista.

Refugiarmo-nos na Joia Tríplice é uma das atividades mais significativas que podemos realizar na vida – algo verdadeiramente gratificante e louvável. Muitos consideram que a maior vantagem que podemos ter na vida é a fama e a fortuna, incluindo todo o dinheiro e riqueza que estas fornecem. Na verdade, todas as vantagens do mundo juntas são bem inferiores à vantagem de tomar refúgio na Joia Tríplice, bem como de empreender e observar os Cinco Preceitos, que são explicados no livrinho “Os Cinco Preceitos”, que acompanha a presente obra.

Tomar refúgio na Joia Tríplice é o primeiro passo para uma pessoa se tornar numa seguidora do Budismo, isto é, para aprender e praticar o Budismo. O Buda, o Dharma e a Sangha – referidos como a Joia Tríplice – são o foco de fé para todos os seguidores budistas. O Buda, o Dharma e a Sangha são considerados a nobre riqueza que transcende todas a formas terrenas. O Buda é como a luz do sol que pode amadurecer e aperfeiçoar os seres vivos, pois o Buda é o professor deste mundo; o Dharma é como água que consegue cultivar os seres vivos, pois o Dharma é a verdade da vida; e a Sangha é como um campo que pode cultivar a riqueza do mérito Dharma para o crente, pois a Sangha é a comunidade de amigos espirituais que sustêm o Dharma. A importância da Joia Tríplice é comparável à luz do sol, à água e ao solo, pois nenhum destes pode escassear. A vida da sabedoria é plantada através do refúgio na Joia Tríplice. Empreender o Refúgio da Joia Tríplice permite-nos elevar o mundo espiritual da nossa mente e transcender os limites da vida mundana.

O mérito de tomar refúgio na Joia Tríplice é ilimitado e imensurável. Não tomar refúgio decerto priva-nos da oportunidade de gozar o mérito- a bênção do Dharma e karma saudável- obtido a partir desta ação. É muito comum exprimir hesitação e dúvida antes de solicitar o refúgio na Joia Tríplice. “Sou qualificado para me refugiar na Joia Tríplice?” é uma pergunta feita frequentemente por aqueles que estão a tomar em consideração tomar refúgio. No entanto, não há motivo para preocupação. Pedir o refúgio na Joia Tríplice pode oferecer uma grande variedade de benefícios sem prejudicar. Tomar refúgio na Joia Tríplice consiste em a pessoa estabelecer a própria fé. Se, por alguma razão, mudarem de ideias e não acreditarem mais no Budismo, chegando até a se converterem a outra religião, na pior das hipóteses podem perder credibilidade, mas não acumularão karma negativo

Podes fazer download do PDF aqui…