As origens do banho do Buda
Todos os anos, o oitavo dia do quarto mês lunar é uma ocasião festiva para os budistas, pois marca o dia em que o fundador do budismo, Sakyamuni Buddha nasceu no Jardim de Lumbini, Kapilavatsu, no norte da Índia, como príncipe Siddhartha Gautama, 2600 anos atrás. Segundo os Sutras, as flores desabrocharam e nove dragões celestes apareceram derramando a mais pura chuva perfumada para limpar o recém-nascido príncipe. Portanto, a celebração do aniversário do Buda também é conhecida como “Celebração do Banho do Buda”.
Damos realmente um banho ao Buda? Não, é antes a purificação do Buda interior por meio de uma cerimónia envolvendo a imagem do Buda. A ênfase está em purificar a mente. Portanto, a celebração do nascimento de Buda deve ser conduzida com atitudes solenes que abrangem desenvolvimento moral, compaixão e respeito.
O quádruplo significado de banhar o Buda:
Enquanto banhamos o Buda, contemplamos a limpeza das nossas impurezas. Deve-se jurar renunciar à ganância, ódio e ignorância e purificar o corpo, a fala e a mente. Deve-se resolver fazer boas ações, pronunciar boas palavras e ter bons pensamentos para revelar a natureza inerente e realizar o puro corpo de Dharma do Buda.
Nas nossas vidas diárias, usamos água para nos limpar e lavar a roupa. Para purificar as impurezas, é preciso usar a água do Dharma. Banhar o Buda ajuda a contemplar a purificação das mentes lavando as impurezas com a Água do Dharma.
Banhar o Buda recorda-nos de manter uma mente pura. Ao banhar o Buda, deve-se contemplar se a mente é pura ou não. Ao procurar transformar uma mente contaminada na mente de Bodhi, deseja-se que a sociedade seja pacífica e imperturbável pela violência, deceção, inúmeros males, e que a Terra Pura da verdade, bondade e beleza possa ser estabelecida na Terra.
Além da comemoração do Buda, o foco está em purificar a mente. Deve-se dedicar os méritos de Banhar o Buda à emancipação dos pais, familiares e ancestrais das tribulações e à libertação de todos os seres sencientes nos seis reinos do sofrimento.
Benefícios de banhar o Buda
De acordo com o Sutra dos Méritos de Banhar o Buda, os benefícios de Banhar o Buda são os seguintes:
- Desfrutará de riqueza, felicidade, boa saúde e longevidade.
- Terá todos os seus desejos realizados.
- Os seus pais, amigos e familiares estarão em harmonia.
- A pessoa estará distante dos Oito Sofrimentos e cortará a fonte do sofrimento permanentemente.
- Perceberá a iluminação rapidamente.
Atitude enquanto banha o Buda
- Mantenha um estado de espírito alegre e tenha fé no mérito de Banhar o Buda enquanto une as palmas das mãos e se curva ao Buda.
- Encha a concha com água perfumada conscientemente.
- Enquanto banha o Buda, não se apresse e contemple o Dharma.
- Derrame a água no ombro esquerdo do Buda e jure silenciosamente: Prometo parar de fazer más ações (ou seja, praticar boas ações).
- Derrame a água no ombro direito do Buda e jure silenciosamente: Juro cultivar boas ações (ou seja, falar boas palavras).
- Derrame a água no ombro esquerdo do Buda novamente e jure silenciosamente: Juro libertar todos os seres sencientes (ou seja, tenha bons pensamentos).
- Depois de banhar o Buda, diz-se que alguém é completo em fé e voto, sendo abençoado com virtude e mérito. Faça outra reverência ao Buda para concluir a cerimónia.
Gatha do Banho do Buda
Agora sinceramente
banho todos os Tathagatas,
Ganhando méritos de
pura sabedoria e majestade;
Que os seres sejam livres
de todas as contaminações,
A assim possam atingir o
corpo puro do Dharma do Tathagata.