Budismo, Medicina e Saúde, um ebook

Desde a origem do mundo, nascimento, envelhecimento, doença e morte são inevitáveis. O príncipe Siddhartha conheceu essa verdade quando se aventurou além do palácio e visitou a área pobre da cidade. Lá, entre mendigos, doentes e idosos frágeis, ele viu a realidade da vida. Imediatamente, um desejo surgiu no seu coração para aliviar a dor e o sofrimento dessas pessoas. Assim, ele renunciou à sua vida de luxo e tornou-se monge, esperando que, através da meditação e cultivo, ele pudesse encontrar soluções para as pessoas pobres e doentes.

Podes fazer download do ebook em PDF aqui…

Desde o início, o Buda (ex-príncipe Siddhartha) percebeu que, assim como alguém pode sofrer de doenças físicas, também pode sofrer de uma mentalidade pouco saudável. Para curar doenças do corpo e da mente, o Buda dedicou toda a sua vida a transmitir o conhecimento da Tripitaka. Enquanto o Buda procurava curar doenças físicas e mentais, uma ênfase maior era colocado na mente. Ele usou o conhecimento do Dharma para curar doenças que surgem dos três venenos: ganância, raiva e ignorância. O remédio do Buda trata doenças originadas na mente dos pacientes, curando-os desses venenos. Os psicólogos também tratam doenças ao trabalhar com o estado mental dos seus pacientes, mas o seu tratamento difere da prática budista de tratar a mente. Segundo o budismo, o puro e maravilhoso Dharma é o remédio perfeito para uma mente enferma e para um corpo doente.

Manter a mente e o corpo saudáveis é importante, pois o corpo é o veículo que usamos para praticar o Dharma. Como todas as coisas, a mente e o corpo são interdependentes, a saúde da mente influencia a saúde do corpo e a saúde do corpo influencia a saúde da mente. Usando o corpo saudável como uma ferramenta, podemos cultivar um coração compassivo e uma mente clara. Com uma mente cultivada, somos capazes de nos examinar, ver claramente a natureza dos nossos problemas e trabalhar para resolvê-los. Abordaremos então o caminho para a verdadeira saúde.

Podes fazer download do ebook em PDF aqui…