No dia 3 de Dezembro tivemos uma aula de reflexão à introdução do Dhammapada. Este é uma colectânea de discursos de Buda e faz parte do canon em Pali, do Budismo Theravada. A tradução literal é algo como o caminho da sabedoria de Buda e é composto por vinte e seis capítulos.
1. A mente antecede todos os estados mentais. A mente é o seu criador, pois são todos forjados pela mente. Se uma pessoa fala ou age com uma mente impura, o sofrimento segue-a como a roda que segue o pé do boi.
21. A diligência é o caminho para a imortalidade. A negligência é o caminho para a morte. Os conscientes não morrem. Os inconscientes são como se já estivessem mortos.
40. Percebendo que este corpo é tão frágil como um vaso de barro, e fortalecendo esta mente como uma cidade bem fortificada, combate Mara com a espada da sabedoria. Depois preservando a conquista, mantém-te em desapego.
60. Longa é a noite para aquele que não dorme; longa é a lé- gua para o fatigado. Longa é a existência mundana para os tolos que não conhecem a Verdade Sublime.
100. Melhor do que mil palavras inúteis é uma palavra útil, com a escuta da qual, se alcança a paz.
145. Os construtores de canais regulam as águas, os arqueiros endireitam os eixos das flechas, os carpinteiros dão forma à madeira, e os bons dominam-se a si próprios.
197. Felizes vivemos, na realidade, amistosos entre as pessoas hostis. Vivemos livres de ódio no meio de pessoas hostis.
273. O Caminho Óctuplo é o melhor de todos os caminhos; as Quatro Nobres Verdades são as melhores de todas as verdades; a melhor de todas as coisas é ser desapaixonado: dos homens o melhor é Aquele que Vê (o Buddha).
334. O anseio de uma pessoa que vive descuidada cresce como uma trepadeira. Tal como o macaco buscando frutas na floresta, essa pessoa pula de vida em vida (provando o fruto do seu kamma).
390. Nada é melhor para um homem santo do que refrear a mente das suas tendências. À medida que a intenção de fazer o mal desaparece, também o sofrimento desaparece.
Poderão ler aqui o PDF do Dhammapada.