A cobiça é a causa do sofrimento – estudos de budismo 7 de Maio

Dia 7 de Maio, às 19h teremos um estudo sobre Budismo Puro e Simples, com o tema da segunda perceção: «A cobiça é a causa do sofrimento». A entrada é livre e aberta a todas as pessoas interessadas, budistas ou não. Após o estudo, teremos 30 minutos de meditação Ch’an.

A COBIÇA É A CAUSA DO SOFRIMENTO

Percebam que o desejo excessivo causa sofrimento. A fadiga e os problemas do ciclo de nascimento e morte são gerados pela cobiça e pelo desejo. Nutram poucos desejos, sejam recetivos e serão contentes em corpo e mente.

A primeira perceção do sutra aborda os ensinamentos do Buda sobre a natureza deste mundo. As sete perceções seguintes são relativas aos ensinamentos sobre a natureza da mente humana e sobre como viver neste mundo. A compreensão dos princípios discutidos na primeira perceção constitui uma boa base para aprendermos a aplicar à vida os ensinamentos das sete perceções seguintes.

Apesar de os mundos que vemos serem fundamentalmente produto da nossa própria mente, não temos a impressão de que sejam assim. A exemplo das imagens de um sonho intenso, as nossas impressões parecem-nos reais, como se não houvessem sido geradas pela nossa atividade mental. Daí a razão de o Buda nos ter ensinado várias maneiras de entender a verdadeira natureza da vida. Não é por acaso ou pela vontade de uma inteligência suprema que estamos onde estamos, disse ele, mas como resultado das nossas ações passadas.

O Budismo pode parecer difícil, porque enfatiza a responsabilidade pessoal do praticante. Entretanto, perguntemo-nos: poderia outra pessoa compreender algo por mim? Poderia outra pessoa agir em meu lugar? Por que não deveria eu ser responsável pelas minhas ações? Nesta segunda perceção, o Buda destaca o desejo excessivo, a cobiça, dizendo:

Percebam que o desejo excessivo causa sofrimento.